14.3 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 26, 2022

Zona Sul de Araçatuba concentra os três bairros com maior número de casos de dengue no ano

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

 

Os bairros da Zona Sul de Araçatuba lideram os casos de dengue registrados neste ano de 2022, até agora, na cidade. O levantamento foi realizado pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL com base nos dados divulgados pela saúde do município.

Localidades como o Nobreville, Jussara e Morada dos Nobres estão entre os bairros que já chegaram ou até mesmo ultrapassaram a marca de dez casos de dengue somente neste ano. 

Araçatuba teve até agora 183 casos de dengue registrados, sendo que foram 64 deles no mês de janeiro, 117 no mês de fevereiro e outros dois já diagnosticados no mês de março. 

O bairro Nobreville lidera o número de casos até agora, com 13 ocorrências. Na segunda posição vem o Jussara, com 11, e o Morada dos Nobres, com 10 casos. 

O alerta ainda é grande para moradores ou frequentadores do Centro da cidade, que teve nove ocorrências, além de moradores dos bairros Concórdia e Guanabara, com oito casos cada um. Ao todo, 67 bairros diferentes já registraram ocorrências da doença neste ano. 

Até agora, Araçatuba não registrou nenhum caso fatal após picada do mosquito aedes aegypti neste ano. O último ocorreu em junho do ano passado.

O mês de fevereiro deste ano fechou com um caso de dengue a mais em relação ao mesmo mês do ano passado. Em 2022 foram 117 casos de dengue no segundo mês do ano, contra 116 em igual período de 2021. 

Cuidados

 

Altas temperaturas e chuvas frequentes favorecem o aumento de locais propícios para a proliferação do mosquito aedes aegypti. Por isso, além das medidas básicas para evitar o acúmulo de água parada, alguns cuidados com a limpeza são fundamentais para combater a proliferação da dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito, como a zika e a chikungunya.

Redobrar os cuidados com ralos, descarte do lixo e a limpeza de calhas e de telhas são fundamentais para evitar o surgimento de novos criadouros.

Se os ralos da casa não possuem sistema para vedação, o recomendável é a instalação de telas. O mosquito gosta de lugares escuros e úmidos para se proliferar, por isso, os ralos são lugares ideais.

Outra dica é descarte do lixo corretamente e em horários próximos à coleta de lixo. Isso evita o acúmulo de água nos dias chuvosos.

É necessário também fazer a limpeza de telhas e calhas para evitar o acúmulo de água parada.

 

Ultimas Noticias