EM ARAÇATUBA - Zequinha Barbosa no estádio Adhemar de Barros, em Araçatuba, em maio de 2017

Zequinha Barbosa tem novo desafio nos EUA

DA REDAÇÃO -TRÊS LAGOAS

Com 45 anos de experiência no atletismo, José Luiz Barbosa, o Zequinha, enfrenta novo desafio na carreira. Aos 60 anos completados em maio, ele foi contratado como treinador da Universidade Bellevue, que fica na Grande Omaha, em Nebraska, nos Estados Unidos. Zequinha Barbosa é de Três Lagoas (MS) e treinou em Araçatuba com o técnico José dos Santos Primo, falecido no ano passado.
O brasileiro trabalhará ao lado de Craig Christians e será um dos responsáveis pela equipe de meio-fundo, fundo e cross country, especialidades em que a instituição participa. “É um programa novo, tem cinco anos e encaro como uma grande oportunidade. Vamos desenvolver um grande trabalho e apostar no crescimento dessa iniciativa”, disse Zequinha. “Temos 30 alunos no programa, 15 no masculino e 15 no feminino, e vamos aproveitar a boa estrutura para o desenvolvimento dos atletas”, completou.
Desde que se aposentou das pistas, aos 39 anos, em 2000, começou a trabalhar como treinador e personal training. Por quatro temporadas, orientou a equipe de atletismo da Granite Hills High School, em El Cajon, depois passou pelo San Diego Mesa Junior College e pela Universidade de Davis, todas instituições na Califórnia.
Entre as inúmeras conquistas de Zequinha estão as medalhas de prata nos 800 m do Mundial de Tóquio, em 1991, e de bronze no Mundial de Roma, em 1987, além do ouro no Mundial Indoor de Indianápolis, também em 1987, e da prata em Budapeste, em 1989, em pista coberta. O ex-atleta ficou entre os 10 melhores do mundo no ranking da antiga IAAF nos 800 metros por nove anos consecutivos.
A vida internacional de Zequinha ganhou força em dezembro de 1983, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos, quando passou a treinar com Luiz Alberto de Oliveira, recém-falecido, ao lado de Joaquim Cruz e Agberto Guimarães, até 1997, grandes nomes do atletismo brasileiro.

OLIMPÍADAS
Zequinha Barbosa deixou Três Lagoas em 1978, quanto tinha 17 anos, para morar em Araçatuba e ser treinado por José dos Santos Primo. Aos 21 anos, ele venceu pela primeira vez o Troféu Brasil de Atletismo em sua especialidade, os 800 metros rasos. Em 1983, ele foi morar nos Estados Unidos e no ano seguinte disputou sua primeira Olimpíada, a de Los Angeles (EUA).
Quatro anos depois, ficou em sexto lugar na Olimpíada de Seul (Coreia do Sul). Também foi nos Jogos Olímpicos de 1982 (Barcelona/Espanha) e de 1986 (Atlanta/Estados Unidos). Em Barcelona obteve sua melhor colocação, um quatro lugar. Está entre os poucos atletas que participaram de quatro Jogos Olímpicos.

Veja também

Andradina inicia vacinação de crianças

DA REDAÇÃO – Andradina A primeira criança a ser vacinada em Andradina foi a pequena …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *