DEFINIDO - Vacinação será feita apenas na Clínica da Criança enquanto durar o estoque

Três Lagoas inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades neste sábado

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 630 doses de vacina contra a Covid-19 para dar início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade neste sábado (15), das 8h às 18h (ou enquanto durar o estoque), na Clínica da Criança.

Conforme nota técnica do Governo de MS, essa primeira data vai atender apenas crianças de 5 a 11 anos de idade que tenham deficiência permanente ou com comorbidades previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) assim como especificado pelo artigo 13 da lei nº 14.124 de 10 de março de 2021.

AUTORIZAÇÃO
Para se imunizar, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável legal para que manifestem sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência desses (pais ou responsável legal), a vacinação da criança deve ser autorizada (pelos pais ou responsável legal) por meio de um termo de assentimento.

APÓS A VACINAÇÃO
Após a vacinação, os profissionais de saúde solicitarão para que a criança permaneça no local em observação por cerca de 20 minutos, assim como é orientado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde.
Além disso, o acompanhante da criança será informado das principais reações normais da vacina (que podem ser isoladas ou mais de uma), que são: dor, inchado e vermelhidão no local da aplicação, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia (dor muscular) e artralgia (dor nas articulações). E, em caso de a criança apresentar dor repentina no peito, falta de ar ou palpitações após a vacina, deve ser levada ao médico.

IDENTIFICAÇÃO DA VACINA
A vacina para crianças é identificada por um frasco na cor laranja que contém uma dose de 0,2ml produzida pelo laboratório Pfizer que é a recomendada pelo Ministério da Saúde para atender à imunização da faixa etária.

SERVIÇO
A Clínica da Criança fica localizada à Rua Egídio Thomé com a Rua Etelvino Custódio de Queiroz.

SÃO PAULO
Em evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, no Hospital das Clínicas, nesta sexta-feira (14) Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a covid-19. Davi é do povo Xavante, aldeado em uma comunidade no Mato Grosso, mas está morando desde 2021 em Piracicaba, interior de São Paulo, quando veio para fazer tratamento médico na capital. “O Davi é a primeira criança brasileira a receber a vacina para imunização contra a Covid-19. É um momento histórico para o Brasil. Praticamente um ano após São Paulo iniciar a vacinação aqui no Hospital das Clínicas”, disse o Governador João Doria.

ANDRADINA
Por ser uma vacinação diferenciada, a Secretaria Municipal e Saúde de Andradina decidiu capacitar a equipe antes de iniciar o trabalho. A vacinação está prevista para começar na próxima semana. O dia não foi definido.

 

Veja também

Araçatuba começa a vacinar crianças na terça-feira

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A Secretaria de Saúde de Araçatuba informou nesse sábado que vai …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *