Woman sneezing behind a window, using a tissue.

Três Lagoas confirma dois casos positivos para H3N2

DA REDAÇÃO -TRÊS LAGOAS

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nessa quinta-feira (30) dois casos positivos para H3N2 em Três Lagoas. Os pacientes são uma idosa de 64 anos e um adolescente de 14 anos que foram internados com sintomas respiratórios no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, foram submetidos à exames que confirmaram o diagnóstico para H3N2. Um deles já recebeu alta e o outro passa bem.
O médico da Família e Comunidade e da equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves disse que a gripe pelo vírus H3N2 é uma gripe comum, semelhante a que estamos acostumados, com sintomas como febre (geralmente baixa), tosse, prostração, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, às vezes, diarreia.
Na maioria das vezes não apresenta complicações, mas podem ocorrer. Os sintomas são semelhantes à gripe por H1N1 e à COVID-19, então não dá pra saber qual é qual sem um exame específico.
Porém, os cuidados para prevenir são os mesmos: lavar bem as mãos, higienizar superfícies, usar máscara, evitar aglomerações (especialmente em ambientes fechados).
O médico reforçou que é Importante lembrar de se vacinar – as vacinas contra H3N2 e H1N1 também estão disponíveis nas unidades básicas de saúde para quem quiser tomar, cuidando apenas para ter um intervalo de 15 dias para a vacina da COVID-19.
Se estiver gripado e ou com febre, espere 30 dias para tomar a vacina.
Vinicius alerta que aqueles que contraíram a gripe, assim como seus familiares, devem manter isolamento. E, assim como no COVID, não há medicação específica, embora pra alguns casos específicos (grupo de risco) o Oseltamivir (Tamiflu) – possa ser utilizado; é necessário prescrição médica.
Importante lembrar de se hidratar bastante. O uso de sintomáticos para dor no corpo, tosse e febre pode ser realizado. Na dúvida, procurar Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância das medidas de isolamento e uso de máscaras, além de evitar as aglomerações – caso ocorram, dê preferência para fazer entre pessoas completamente imunizadas.

 

Veja também

Araçatuba bate novo recorde de infecções em 24 horas pela Covid-19

Araçatuba bateu novo recorde de casos positivos de Covid-19 em apenas 24 horas. Foram constatadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *