TREINAMENTO - Capacitação foi desenvolvida durante dois dias com profissionais da atenção básica

Secretaria promove capacitação de enfermeiros para atendimento de crianças

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Saúde Coletiva, promoveu nesta semana, nos dias 21 e 22 de setembro, uma capacitação para os enfermeiros da Atenção Básica que teve com o principal objetivo a Saúde Infantil, tratando sobre o crescimento e desenvolvimento, bem como dos impactos com a Pandemia da Covid-19 na saúde de crianças e adolescentes.

Com palestra ministrada pela médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, Fernanda Amaral, a capacitação é um complemento do recém-iniciado Programa Saúde na Escola (PSE) que visa fortalecer as políticas públicas para o desenvolvimento pleno dos educandos e promover ações voltadas para prevenção de doenças e promoção de saúde para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública.

Conforme Fernanda Amaral, a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus aumentou os casos de obesidade infantil. “Diante do confinamento também imposto pela pandemia, as crianças passaram mais tempo sem ter atividade física, diante de tela (celulares e outros dispositivos), e aumentou também o consumo de alimentos ultra processados. Além disso, a perda de renda familiar e o aumento no preço dos alimentos mais saudáveis, agravaram a situação de insegurança alimentar”, enfatizou no treinamento.

Para a secretária de Saúde Elaine Fúrio, esse treinamento é de suma necessidade para que os profissionais possam acompanhar, além do crescimento e desenvolvimento da criança, promover a prevenção, diagnóstico e recuperação dos agravos à saúde. “Nosso objetivo é dar aos profissionais da saúde mais conhecimento e formas de capacitação, pois eles estando capacitados trabalham melhor e oferecem mais cuidado e qualidade durante o atendimento”, comentou.

Amaral complementa dizendo que “a educação continuada envolvendo os profissionais de enfermagem é de extrema importância para aperfeiçoar o acolhimento no âmbito da atenção primária à saúde, e é por meio das discussões e trocas de experiência que é possível fortalecer as competências dos profissionais em suas habilidades de saber, ser e fazer para melhor atuação na atenção às crianças e duas famílias.”

“Agora com o retorno dos atendimentos de puericultura – subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil – e pesagem do Programa Bolsa Família, é que vamos ter a noção da realidade pós-pandemia. Por isso, iniciamos o Programa Saúde na Escola e agora estamos capacitando os enfermeiros para retornar às consultas de puericultura”, disse a diretora da Atenção Básica, enfermeira Andréia Lima. 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *