Home Cidades Saúde faz nebulização de inseticida para conter infestação do Aedes aegypti

Saúde faz nebulização de inseticida para conter infestação do Aedes aegypti

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A equipe de Endemias e Controle de Vetores, setor da Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas,  informou que retomou as ações de contenção do avanço da infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças, no final da tarde dessa quinta-feira (16), no Bairro São Carlos.

Uma dessas ações, juntamente com o constante trabalho, de casa em casa, de orientações à população por parte das equipes de Agentes de Endemias, consiste no bloqueio químico, popularmente conhecido como “fumacê”, que é aplicado periodicamente como medida de contenção do avanço dos altos índices de infestação do vetor de transmissão da dengue. leishmaniose, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

Além do Parque São Carlos, a borrifação será aplicada também, em outras datas, nos bairros Vila Nova e Interlagos, onde são constatados pelas equipes da Saúde os mais elevados índices de infestação do Aedes aegypti.

 

NOVIDADE

O coordenador do setor de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira, informou que, em Três Lagoas, a partir de agora, está sendo usado um novo inseticida, “mais eficiente e mais tolerável”, resumiu.

O novo produto “Cielo”, conforme as especificações técnicas, é composto por imidacloprido (neonicotinóide) e praletrina (piretróide). São princípios ativos diferentes do antigo “Malathion” e já vem pronto para uso nas bombas motorizadas em Ultra Baixo Volume (UBV) que é popularmente conhecido como “fumacê”, não necessitando mais a diluição com água.

Nessas novas especificações, o inseticida que passa a ser usado em Três Lagoas possui um odor de menta misturado com aniz, ou seja, “mais agradável e aceitável”, como ressalta Alcides.

Devido à sua mais elevada concentração e eficiência, a viatura da UBV deverá passar em velocidade mais alta (15 km/h) do que era praticada anteriormente (10 km/h).

Para que o inseticida obtenha resultados esperados, é importante relembrar as orientações da SMS de Três Lagoas, ou seja, a população deve abrir as portas e janelas de suas casas para que as gotículas do produto atinjam o seu real objetivo que é eliminar as fêmeas do Aedes aegypti.

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

O produto, usado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas, seguindo as normas do Ministério da Saúde, não oferece perigo às pessoas, mas é necessário seguir orientações importantes para a obtenção de melhores resultados na eliminação dos mosquitos e também para evitar algum eventual dano às famílias ou aos animais de estimação.

É importante cobrir todos os alimentos e não deixá-los expostos, pelo menos durante a borrifação até uma hora e meia depois. É recomendado também cobrir as gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.

É raríssimo, mas, se por acaso as pessoas apresentarem qualquer tipo de reação alérgica ao produto devem procurar imediatamente o médico.


Compartilhe esta notícia!