Home Cidades Araçatuba 83% das cidades da região não têm casos de coronavírus

83% das cidades da região não têm casos de coronavírus

9 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Levantamento feito pela reportagem de O LIBERAL REGIONAL junto às prefeituras de 43 cidades da região, mais Lins e Promissão e Três Lagoas, que também integram a área de cobertura do SRC (Sistema Regional de Comunicação), mostra que 83% dos municípios ainda não confirmaram casos da doença.
De acordo com a pesquisa, houve contágio de moradores apena nas cidades de Andradina, Araçatuba, Birigui, Buritama, Guararapes, Penápolis, Ilha Solteira, Lins e Três Lagoas.
A baixa quantidade de atingidas, no entanto, não significa a inexistência de risco. Estas localidades, como exceção de Buritama, são mais populosas dessa fatia do Estado de São Paulo.
No total, esse “grupo dos oito” municípios soma exatamente 51 casos confirmado. Cidade sede regional, com quase 200 mil habitantes, Araçatuba lidera com folga a estatística. Com 34 pacientes positivos para a doença, o município responde por 66% das confirmações.
A segunda maior quantidade está em Birigui – seis casos, no total. Penápolis e Guararapes totalizam três, cada uma. Buritama tem dois casos, enquanto Andradina, Ilha Solteira e Lins têm, atualmente, um paciente com covid-19.
Mortes, até o momento, foram registradas em três cidades: Penápolis e Lins e Três Lagoas.
Apesar de o número estar “dentro da normalidade”, conforme entendimento do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), a situação preocupa porque, em muitos dos municípios menores, há mortes e casos suspeitos à espera de confirmação pelos exames.
Se, em Araçatuba e Birigui, há, no momento, três e quatro óbitos sob investigação, respectivamente, em cidades de pequeno porte, autoridades de saúde esperam o resultado de testes em casos suspeitos. Assim em ocorre em Bilac (três), Coroados (um), Ilha Solteira (nove), Lavínia (três), Mirandópolis (22), Luiziânia (quatro), Pereira Barreto (oito) e Valparaíso (seis). Segundo apurou O LIBERAL, Castilho teve um caso descartado nesta semana.
Há, por outro lado, municípios que, desde o início da pandemia, não registraram nem casos suspeitos, como Glicério, Avanhandava, Nova Luzitânia e Alto Alegre.
Em comum , todos os municípios da região decretaram estado de emergência para o coronavírus, podendo, assim, agilizar aquisições e celebrar contratos para o combate à doença.
PRESSÃO
O baixo número de casos ou a inexistência deles tem levado, em muitas cidades, a uma pressão sobre os prefeitos para a reabertura do comércio, um dos setores mais prejudicados com a quarentena.
Entretanto, os gestores municipais têm respeitado decreto estadual que determinou o período de isolamento social pelo menos até o próximo dia 22, semana que vem.

Pasta1

 

Três pacientes recebem alta

A3 - eretranca

Nessa quinta-feira, nos dois hospitais de atendimento regional, localizados em Araçatuba, houve mais três altas de pacientes.
Na Santa Casa, dois pacientes, todos moradores de Araçatuba e com exame negativo para o coronavírus, receberam alta. Ambos estavam no isolamento: uma mulher de 59 anos e um homem de 63.
Agora, lá, seguem sete pacientes internados, cinco dos quais sem diagnóstico confirmado para covid-19. Dois homens – de 60 anos (já positivado) e um de 72 (aguardando resultado de exames) – e duas mulheres (81 anos, de Araçatuba; 68, de Santo Anastácio) esperam resultado de testes. Em todos esses casos, os quadros clínicos são estáveis.
Na UTI Geral Adultos, estão duas mulheres – de 43 anos, de Ilha Solteira, e de 83, de Araçatuba. Ambas aguardam resultados de exames, mas o estado delas é grave.
Já um bebê do sexo masculino, de dois meses, de Avanhandava, também espera a comprovação do testes, com quadro clínico grave.
UNIMED
Outra alta registrada ontem ocorreu no Hospital Unimed. Foi um paciente de 71 anos que recebeu alta da UTI após 17 dias internado, 13 dos quais intubado e em ventilação mecânica.
Até ontem, o hospital privado contava com cinco internações, estando dois pacientes com a confirmação da doença em leitos de isolamento. Os outros três estão na UTI, sendo dois positivados, um dos quais em ventilação mecânica. O quinto paciente aguarda contraprova do Instituto Adolfo Lutz.

—————————————————————-
INFOGRÁFICO

Confira a quantidade de casos e mortes em cada cidade da região:

CIDADES CONFIRMADOS MORTES

Alto Alegre 0 0
Andradina 1 0
Araçatuba 34 0
Auriflama 0 0
Avanhandava 0 0
Barbosa 0 0
Bento de Abreu 0 0
Bilac 0 0
Birigui 6 0
Braúna 0 0
Brejo Alegre 0 0
Buritama 2 0
Castilho 0 0
Clementina 0 0
Coroados 0 0
Gabriel Monteiro 0 0
Gastão Vidigal 0 0
General Salgado 0 0
Glicério 0 0
Guaraçaí 0 0
Guararapes 3 0
Guzolândia 0 0
Ilha Solteira 1 0
Itapura 0 0
Lavínia 0 0
Lourdes 0 0
Luiziânia 0 0
Mirandópolis 0 0
Murutinga do Sul 0 0
Nova Castilho 0 0
Nova Independência 0 0
Nova Luzitânia 0 0
Penápolis 3 1
Pereira Barreto 0 0
Piacatu 0 0
Rubiácea 0 0
S. A. do Aracanguá 0 0
Santópolis do Aguapeí 0 0
São João de Iracema 0 0
Sud Mennucci 0 0
Suzanápolis 0 0
Turiúba 0 0
Valparaíso 0 0
Lins 1 1
Promissão 0 0
Três Lagoas 12 1
Fonte: Prefeituras Municipais.

A3 RETRANCA
Crédito: Reprodução

LIBERADO – Paciente de 71 anos que ficou 17 dias internado foi liberado ontem


Compartilhe esta notícia!