EXPLICAÇÃO - Enfermeira Humberta Azambuja fala sobre a vacinação

Saúde explica prazo de 14 dias entre vacinas da gripe e covid-19

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Em tempos de pandemia, onde as pessoas estão sendo vacinadas contra o novo Coronavírus, de acordo com idades e classificações, a Campanha Nacional contra a gripe Influenza A –H1N1 entra em ação para imunizar a população, principalmente os grupos prioritários (crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, outros).

Neste sentido, existe uma orientação dos órgãos de saúde referente ao tempo de aplicação entre uma vacina e outra. A coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, orienta que o cidadão deve esperar 14 dias entre as doses contra covid e H1N1.

“Para que cada vacina tenha eficácia no organismo do ser humano, é necessário respeitar o prazo de 14 dias entre uma aplicação e outra, caso contrário, pode não surtir efeitos”, explicou Humberta.

No caso da vacina Coronavac, a pessoa pode ser vacinada contra a gripe entre ou após as duas aplicações, mas deve esperar o prazo de 14 dias entre as doses.

Já a vacina Oxford, como o prazo entre a primeira e segunda dose são 12 semanas, o paciente pode tomar a vacina contra H1N1 14 dias após a primeira dose ou 14 antes da segunda dose.

Humberta orienta que, “a pessoa que for à Unidade de Saúde deve informar a data da última vacina tomada (coronavírus ou influenza) e agendar a data da próxima dose”, conclui.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Vereadores aprovam projeto que prevê critérios para a reparação em pavimentos

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Na manhã desta segunda-feira (17), os vereadores se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *