PROCURA - Muitos jovens deixaram de tomar a segunda dose

Saúde alerta que mais de 18 mil pessoas não completaram o esquema de vacinação contra covid

DA REDAÇÃO – Três Lagoas

Apesar de Três Lagoas ter avançado consideravelmente rápido na imunização contra a covid-19, mesmo com a escassez de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, chegando hoje a 84% da população vacinada com a 1ª dose e 70% com a 2ª, ainda há, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 18 mil pessoas que não se vacinaram com a 2ª dose.
De acordo com levantamento feito pela Coordenação de Imunização da SMS, dentre o público maior de 18 anos de idade, ainda faltam 5.573 pessoas para se imunizar com a 2ª dose de Coronavac, 5.622 com a Astrazeneca e 814 com a Pfizer, somando um total de 12.009 cidadão três-lagoenses (dessa faixa etária) que tomaram a 1ª dose e não retornaram para tomar a segunda e, com isso, completar o cartão de vacina recomendado.
Outro dado preocupante, é em relação ao público entre 12 e 17 anos de idade, onde 6.120 adolescentes não tomaram a 2ª dose de Pfizer, que é a vacina recomendada pelo Ministério da Saúde para a faixa etária. Com isso, soma-se (com todas as faixas etárias) um total de 18.129 pessoas que estão com o esquema de vacinação contra a covid-19 incompleto, o que é um risco para essas pessoas, bem como para a Saúde Pública.

VARIANTE DELTA
A preocupação com a não vacinação desse público se amplia, na visão da SMS, devido ao fato de que foi identificada, pela primeira vez, a variante Delta do Coronavírus em Três Lagoas. Trata-se de um paciente que esteve com sintomas gripais e testou positivo para COVID-19 em setembro deste ano.
Isso significa que há pelo menos 2 meses a variante está circulando em nosso município e, de acordo com médico da Família e Comunidade e da equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, provavelmente outras pessoas já se contaminaram com ela.
“Vemos, porém, que as vacinas têm conseguido segurar essa variante, já que o número de casos tem se mantido bastante reduzido. Dessa forma, ressaltamos a importância da vacinação, de completar o esquema vacinal com duas doses e que essa é a única forma de sairmos da pandemia”, ressaltou o médico.
Neves explica ainda que para contenção total da variante Delta é preciso de cerca de 85% da população totalmente imunizada, porém Três Lagoas está com cerca de 70%. “Enquanto isso, a manutenção do uso de máscaras e o distanciamento social continuam sendo necessários”, finalizou.

COBERTURA
Conforme a Coordenação de Imunização, de um total de 123.281 pessoas incluídas nos públicos elegíveis para se imunizar (1ª e 2ª dose) com a vacina, 84,37% se imunizaram com a 1ª e 70% com a 2ª dose das mais diversas marcas.
Desse público, 91.903 tinham mais de 18 anos de idade sendo que 84,37% se imunizaram com a 1ª dose e 70% retornou para completar a vacinação com a 2ª. Já os elegíveis entre 12 e 17 anos, correspondem a 10.837 adolescentes, sendo que dos 97,48% que se imunizaram com a 1ª dose, até o momento, apenas 39% retornaram para completar o esquema de vacinação. Além disso, apenas 53,4% (15.332 pessoas) do público elegível para receber a 3ª dose (ou dose de reforço no caso de quem recebeu dose única) se imunizou até o momento.
A coordenadora de Imunização da SMS, Humberta Azambuja, destaca que a não procura pela 2ª e 3ª dose da vacina é preocupante. “Agora que estamos conseguindo controlar a pandemia não podemos baixar a guarda. Por isso, peço, encarecidamente, em nome da Saúde Pública, que essas pessoas que não completaram o esquema de vacinação procurem a Unidade de Saúde ou a Central de Imunização para receber a 2ª e 3ª dose, pois somente com todos devidamente imunizados é que vamos conseguir, de fato, sair desse momento”, concluiu.

Veja também

Em quase 9 décadas, empresa funerária passa de geração para geração na cidade

Diego Fernandes – ARAÇATUBA Considerado um dos empreendimentos comerciais mais antigos de Araçatuba, a Cardassi, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *