Home Cidades Três Lagoas Plantas Aquáticas serão recolhidas por técnicos e pesquisadores do ISI Biomassa

Plantas Aquáticas serão recolhidas por técnicos e pesquisadores do ISI Biomassa

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

O Balneário Municipal de Três Lagoas “Miguel Jorge Tabox” receberá na próxima segunda-feira (16) a visita de técnicos e pesquisadores do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (O ISI Biomassa) que realizarão um mutirão de limpeza, no trecho do Rio Sucuriú, que corta o Balneário Municipal, para controlar a biomassa das macrófitas (plantas aquáticas). O mutirão contará com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedect).

De acordo com os pesquisadores, o balneário estará no cronograma de limpeza por fazer parte do trecho do Rio Sucuriú e por ser uma área utilizada como lazer pelos banhistas. Bio-óleos serão produzidos com as plantas que serão coletadas durante todo o trabalho.

 

MÍNIMO IMPACTO

Ainda de acordo com o Senai, a ação conta com o apoio náutico da agência Piratas da Ilha para retirar de forma pontual as plantas aquáticas com mínimo impacto na qualidade de água e na fauna associada para evitar problemas na navegação e garantir o lazer dos banhistas.

Para isso acontecer as macrófitas aquáticas serão prospectadas manualmente para ter impacto mínimo. Uma balsa coletora será utilizada no processo. As plantas ficarão em processo de secagem a pleno sol nas áreas do balneário e posteriormente ao processo o material será recolhido e enviado ao ISI Biomassa para as rotinas de processamento e obtenção do bio-óleo.

Para o secretário da Sedect, José Aparecido Moraes, a parceria com o ISI Biomassa vem somar com as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Inovação, Ciência e Tecnologia da SEDECT, procurando cada vez mais apoiar atividades que contribuem com o desenvolvimento sustentável e com responsabilidade por parte da administração municipal”, finalizou.

 


Compartilhe esta notícia!