TECNOLOGIA - Com uso de equipamento, trabalho se torna mais ágil e eficaz

Pequeno produtor recebe apoio da secretaria com plantadeira de mandioca

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Mais um importante mecanismo em prol do pequeno produtor rural foi colocado em prática na sexta-feira (13). A equipe do Departamento de Agronegócio e Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) colocou para funcionar, pela primeira vez, a plantadeira de rama de mandioca.
O serviço faz parte da Patrulha Mecanizada e está sendo executado no sítio do produtor Joaquim José Pereira Neves, na região da Piaba. Adquirida com recursos próprios, a plantadeira está percorrendo uma área de três hectares, plantando ramas de mandioca de mesa amarela (variedade IAC 576/70).
O secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, acompanhou o serviço e destacou a importância do equipamento para a produção local. “A plantadeira de rama de mandioca auxilia o produtor no rendimento do trabalho, economizando o tempo de plantio, a mão de obra e quantidade de pés por hectares. Dessa forma, ele tem a expectativa de ter a lavoura crescendo uniformemente, em tempo e aspecto”, explicou.
A diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, lembrou que seu Joaquim é um dos produtores que recebeu apoio e intermédio do Departamento nas tratativas de comercialização de suas produções. “Seu Joaquim é um dos produtores que recebeu o apoio e orientações em 2019 para comercializar sua produção para uma grande rede atacadista. As tratativas deram certo e, hoje, ele tem a oportunidade de aumentar sua demanda com a utilização desta plantadeira”, reiterou.
Tendo uma produção diária de 400 quilos deste alimento, Joaquim elogiou a equipe de Agronegócio. “Vivemos hoje uma nova realidade com o apoio deste Departamento. Equipe profissional e caprichosa com a nossa propriedade, maquinários de primeira e atendimento de excelência. Esta plantadeira me auxilia muito, pois, o que seria feito em dias, será feito em horas”, expressou.

PLANTADEIRA DE MANDIOCA
A plantadeira de rama de mandioca é acoplada a um trator que percorre a área a ser plantada. Na primeira, ele abre as covas para receber a rama. Na segunda, ela percorre este trecho novamente para jogar a rama e tampar as covas. Para isso, duas pessoas precisam jogar as ramas nos cortadores enquanto o trator faz o percurso.

SERVIÇO
Assim como a plantadeira de rama de mandioca, a Patrulha Mecanizada está à disposição dos pequenos produtores rurais da região de Três Lagoas. Quem quiser solicitar o trabalho, pode entrar em contato com o Departamento de Agronegócio, localizado na Rua


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Prefeito discute projetos com o subsecretário da Juventude do Estado

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS O Prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, recebeu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *