Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Sessão da Câmara terá 20 projetos em análise na segunda
    • Emprega Birigui anuncia 27 novas vagas de emprego em diferentes ocupações
    • Assistência Social de Araçatuba transforma tradição junina em momento de integração e cidadania
    • Rotatória do Bairro Planalto entra na fase final e receberá nova sinalização e obelisco
    • Birigui investe mais de R$ 1,1 milhão na modernização do sistema de tratamento de esgoto com apoio do Fehidro
    • Araçatuba vai reforçar atendimento à população em situação de rua com a Operação Noites Frias
    • Araçatuba tem aumento de mais de 17% em movimentação no aeroporto no primeiro quadrimestre do ano
    • Shopping divulga horários de lojas durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Intérprete do CIL diz que Libras é sinônimo de respeito à comunidade surda
    Cidades

    Intérprete do CIL diz que Libras é sinônimo de respeito à comunidade surda

    By jornalistacrispim24 de abril de 2022Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    A4 CIL ATENDIMENTO - CIL de Três Lagoas foi instalado no dia 1º de agosto de 2019
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

    Nesse sábado (24) a Língua Brasileira de Sinais (Libras) completou seus 20 anos como língua materna da comunidade surda, no Brasil. Instituída pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a Libras veio para transformar a vida da comunidade surda em todo o país.

    Em Três Lagoas existem cerca de 65 pessoas surdas que são atendidas pela Central de Interpretação de Libras (CIL) do município, mas de acordo com a intérprete da Central, Vanessa Silva Paschoalim de Carvalho, este número pode ser ainda maior, por isso a importância de divulgar o serviço e fazer a informação chegar ao maior número de pessoas.

    De acordo com a intérprete, o objetivo da Central é promover a acessibilidade das pessoas surdas em todos os locais públicos da cidade, realizando um trabalho de inclusão com a comunidade surda de Três Lagoas, dando a eles a garantia de comunicação e acessibilidade irrestrita a todos os serviços de políticas públicas de nosso Município.

    Vanessa lembra que antes da implementação da Central de Interpretação de Libras, o atendimento era bastante difícil e muitas vezes os surdos não conseguiam compreender as orientações básicas para utilizar os serviços, como por exemplo os postos de saúde de nossa cidade, eles enfrentavam barreiras desde marcar a consulta até a entrada na sala médica onde ele não conseguia relatar ao médico o que ele estava sentindo e nem o especialista o ajudar o paciente devido ao bloqueio na hora da comunicação.

    Ela conta que um dos eventos que mais marcou a sua trajetória, nestes quase dois anos de trabalho foi ter acompanhado uma pessoa surda, gestante em uma ultrassonografia e poder dar a ela a notícia de que o bebê esperado era uma menina.

    “Foi uma sensação maravilhosa de poder ser a voz do médico naquele momento, e também poder ser voz de muitos surdos que sofriam com várias doenças e que não sabiam o porquê de estarem sofrendo, é essencial o acompanhamento do Interprete de Libras a essa comunidade. LIBRAS é uma língua que precisa ser aceita por todos, é a cultura da pessoa surda sendo respeitada.” Ressaltou a intérprete.

     

    QUEM PODE UTILIZAR O SERVIÇO

    Comunidade Surda do Município de Três Lagoas MS

     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

    Documento pessoal, comprovante de residência atualizado e comprovante de agendamento, constando o horário e o local para o qual se requer o atendimento.

     

    ETAPA DO SERVIÇO

    Solicitar agendamento prévio, com o mínimo de 24 horas, por e-mail, mídias sociais (WhatsApp 67-992571607), ofícios ou pessoalmente, estabelecendo o horário e local do atendimento.

    Horário de atendimento: 7h às 11h e 13h às 17h.

     

    ENDEREÇO

     

    Rua Elvirio Mário Mancini 516 – Centro.

     

    24

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleCarnaval fora de época movimenta os sambódromos de São Paulo e do Rio de Janeiro
    Next Article Nova Lei Municipal autoriza a presença de doulas e fisioterapeutas na hora do parto
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Araçatuba

    Sessão da Câmara terá 20 projetos em análise na segunda

    14 de junho de 2026
    Birigui

    Emprega Birigui anuncia 27 novas vagas de emprego em diferentes ocupações

    14 de junho de 2026
    Araçatuba

    Assistência Social de Araçatuba transforma tradição junina em momento de integração e cidadania

    13 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.