14.4 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 18, 2022

Educação assina convênio com cooperativa para implantação do programa “A União Faz a Vida”

DA REDAÇÃO – ANDRADINA
Existente já há 25 anos no Brasil e presente em vários municípios, o programa chega a Andradina com intuito de envolver toda comunidade escolar.
A secretária Estela Goda enfatizou que o convênio não tem custo nenhum para o município, e tem como perspectiva atualizar os métodos de ensino aprendizagem, já que a metodologia empregada nas formações dos professores tem como base a educação por meio de projetos, uma vertente das metodologias ativas.
Segundo o Presidente da Cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP, Américo Stuhr Pechy, os investimentos feitos pela instituição financeira no desenvolvimento do programa correspondem a parte dos resultados alcançados pela cooperativa, que além de fornecer material didáticos, também irá investir na formação continuada dos professores que desenvolverá com os alunos a metodologia do programa que se dá por meio de elaboração de projetos.
O programa A União Faz a Vida é o principal programa de responsabilidade Social e de Educação do Sicredi, objetiva construir e vivenciar atitudes e valores como base nos princípios de cooperação e cidadania. Já alcançou a marca de mais de 3 milhões de crianças e adolescentes impactados, além de mais de 150 mil educadores, responsáveis por implementar os princípios e a metodologia.
A educação cooperativa age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades.
Sobre cidadania o programa preconiza que ter a total capacidade de colocar direitos e deveres em prática é o principal significado de cidadania. Uma sociedade democrática, na qual todos têm voz é o lugar onde a cidadania se manifesta.
Para o Programa A União Faz A Vida, a cidadania só existe, de fato, quando os seguintes valores éticos estão presentes: igualdade e equidade; respeito à diversidade; liberdade e participação na vida pública.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura de contrato o Prefeito Mario Celso Lopes, o presidente Sicredi Alta Noroeste SP Américo Stuhr Péchy, o vice-presidente Sicredi Alta Noroeste SP Antenor Marques da Silva, o Assessor de comunicação e marketing Lucas Araújo dos Santos o gerente Unidade da Agência Andradina Leandro Marques Leonel, além da secretária de educação Estela Goda e sua Equipe de Coordenadores Kleberson Santos e Denize Gonçalves que ficarão responsáveis pelo acompanhamento e suporte do programa.
O programa a princípio será desenvolvido com alunos da educação infantil das EMEIs Josepha de Jesus Carreira e Olavo Alves Carneiro e também alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano da EMEF do Josepha de Jesus Carreira, a proposta é ter esse polo como projeto piloto e expandir o convênio para toda rede de ensino do município, uma vez que o contrato vigorará por dois anos podendo ser prorrogado.

 

Ultimas Noticias