CHUVAS - Araçatuba pode ter chuva de até 30 milímetros nesta sexta (15)

Defesa Civil faz alerta para possibilidade de chuvas intensas em cidades da região

Diego Fernandes – Araçatuba / Andradina / Três Lagoas

As Defesas Civis dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do INMET, o Instituto Nacional de Meteorologia, emitiram alertas ao longo desta quinta-feira (14) por causa da possibilidade de chuvas e dos fortes ventos em cidades do noroeste paulista e do leste sul-matogrossense. Em alguns locais, os ventos chegaram a 60 km/h, causando alguns transtornos como quedas de árvores.
Para esta sexta-feira (15), novos alertas apontam possibilidades de chuvas fortes em diversas cidades de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. No território paulista há vulnerabilidade em várias regiões como Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Região Metropolitana da Capital, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Serra da Mantiqueira, Sorocaba, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e todo o Litoral Paulista.
Já no território sul-matogrossense, o alerta serve para os municípios de Três Lagoas, Selvíria, Aparecida do Taboado, Dourados, Campo Grande, Águas Claras, Pongaí, Ponta Porã, dentre outras.
Junto aos alertas, as Defesas Civis também dão dicas para a população lidar com estes momentos, como afastar-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões.
Outras dicas são afastar-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho; nunca atravessar uma via com água ou lama de deslizamento fluindo; e diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandonar o local imediatamente e procurar abrigo fora da área de risco.
Em casos de emergência, a Defesa Civil nos dois estados pelo telefone 199, ou também os bombeiros (193) e a Polícia Militar (190).

Região
Para esta sexta-feira (15), a previsão é de um bom volume de chuvas para as cidades de Araçatuba, Andradina e Três Lagoas. De acordo com o site Clima Tempo, as três possuem probabilidade de 90% para chuvas de até 30 milímetros.
Esta é a maior previsão de chuvas dos últimos meses para as três cidades. No dia 1 de outubro, Araçatuba chegou a registrar 39 milímetros de chuva em um dia que a previsão apontava para 15 milímetros. Nesta semana já havia chovido 18 milímetros na cidade até esta quinta-feira (14), quando voltou a chover. Os dados são do CIIAGRO, o Centro de Informações Agrometeorológicas.
Segundo o Clima Tempo, as três cidades devem ter chuva até o domingo, mas com intensidade mais baixa. As chances seguem de 90% para chuvas de 8 milímetros para os dois dias do final de semana.
Para segunda-feira (18), só Araçatuba marca probabilidade de chuva de 5 milímetros, enquanto Andradina e Três Lagoas terão tempo bom.

Veja também

Em quase 9 décadas, empresa funerária passa de geração para geração na cidade

Diego Fernandes – ARAÇATUBA Considerado um dos empreendimentos comerciais mais antigos de Araçatuba, a Cardassi, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *