23.6 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Com biodigestor, produtores rurais comemoram economia com gás de cozinha

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

Há cerca de 1 ano, o Programa Amigos do Campo do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) iniciou o serviço técnico de instalação e montagem de biodigestor artesanal para pequenos produtores rurais de Três Lagoas.

Comprovando os resultados positivos desse engenho, no início desta semana a equipe de Agronegócio da SEMEA voltou ao sítio do casal Edna e Edinaldo, no Assentamento Palmeira, onde foi montado o primeiro biodigestor com apoio do Programa. Inseridos na Agricultura Familiar, eles produzem frutas, verduras, óleos de coco, mamona, leite e derivados.

Conforme a produtora, o experimento foi muito favorável à produção de suas hortaliças e reduziu significativamente o gasto com o gás de cozinha. “Antes de instalar o biodigestor eu comprava um botijão de gás por mês. Em 12 meses, compramos apenas duas vezes, graças ao gás gerado aqui. Além disso, o biofertilizante propiciou o aumento das nossas frutas e verduras”, explicou Edna.

Ela complementa dizendo que esta economia reflete também nas vendas de seus produtos. “Todos sabemos que está tudo muito caro, principalmente o gás. Mas estamos conseguindo compartilhar esta economia com os nossos clientes, já que a produção dos nossos hortifrútis e óleos agora conta com estas alternativas sustentáveis. Agradeço à equipe de Agronegócio por todo apoio que nos presta até hoje”, completou.

O então secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, acompanhou a visita e destacou os objetivos do Programa. “O Amigos do Campo foi criado justamente para oferecer apoio ao pequeno produtor rural, tendo equipe técnica completa e equipamentos para realizar serviços que demandariam investimento financeiro, alguns de alto custo. O apoio na instalação e montagem do biodigestor artesanal destaca bem o aproveitamento de materiais reutilizáveis, o aproveitamento da matéria-prima encontrada na propriedade e a economia com gás GLP”, refletiu.

Além disso, Celso parabenizou a equipe do Departamento que estão sempre em diálogo com os pequenos produtores. “O sucesso desse Programa tem a participação dos nossos técnicos, neste caso, agradeço a dedicação do nosso técnico agrícola Ailson Menezes, responsável pelo projeto do biodigestor e quem mantém contato com os sitiantes da região de Arapuá”.

Ailson complementa dizendo que o experimento do biodigestor de dona Edna e Senhor Edinaldo chamou a atenção de outros pequenos produtores, que também aderiram à essa fonte sustentável de energia. “Após a divulgação da inauguração do primeiro biodigestor criado com apoio da SEMEA, conseguimos atender mais 03 sitiantes que atualmente também contam com os benefícios desse engenho”.

 

PROGRAMA AMIGOS DO CAMPO

O Programa “Amigos do Campo” auxilia o pequeno produtor rural com equipe profissional e técnica e presta apoio gratuitamente em: mochação, castração, descorna de bovinos, vermifugação, vacinação de brucelose, carbúnculo e febre aftosa, apoio técnico em horta, pastagem, controle de pragas, biodigestor e agora, ultrassom animal. Para ter o apoio ou mais informações, o pequeno produtor pode entrar em contato pelo número (67) 3929-9665 ou indo até a SEMEA, localizada na Rua Munir Thomé, 959 – Centro.

 

Ultimas Noticias