14.2 C
Araçatuba
terça-feira, maio 17, 2022

Antiga telefonia da NOB está sendo restaurada e vai abrigar a Defesa Civil

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Investir no avanço de Três Lagoas, sem se esquecer da história do município, este é um dos princípios da gestão Angelo Guerreiro que ao longo de seu mandato, vem realizando diversas obras de revitalizações de pontos que fizeram parte do desenvolvimento da cidade.

Depois da revitalização da estação ferroviária, do galpão e do antigo anfiteatro da NOB, chegou a vez da casa de telefonia da estação passar pelo processo de restauração para abrigar a base da Defesa Civil de Três Lagoas.

De acordo com secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, assim como foi feito em outros processos de revitalização, durante as obras estão sendo mantida a arquitetura original do prédio, o que permite aos que vivenciaram os momentos de glória do crescimento do município, resgatarem suas memórias afetivas.

O local privilegiado servirá como um ponto estratégico para a permanência da equipe da Defesa Civil, estruturando este departamento que é um compromisso da gestão Ângelo Guerreiro.

 

Revitalização do Centro

A área central era uma preocupação da administração municipal, isso porque com a desocupação das construções do contorno ferroviário, e a concessão da manutenção por parte do Governo Federal para a empresa ALL e atual Rumo Logística, houve um processo de ocupação irregular da região por usuários de drogas e por pessoas em situação de rua que procuravam os prédios para se abrigarem.

Esta situação trazia insegurança aos moradores da região, pedestres, comerciantes da área central, com até relatos de casos de vandalismos e violências.

Para mudar este cenário, em 2018 foi iniciado um projeto de revitalização dos antigos prédios da estação, quando o Prefeito Angelo Guerreiro esteve em Brasília e pediu a cessão dos espaços, prédios e patrimônios do Dnit e da antiga NOB (Noroeste do Brasil) e desde então se iniciou um planeamento de resgate destas áreas, reformando, e requalificando para que possam se tornar prédios públicos e assim voltar a cumprir seu papel de atender a comunidade.

Depois da reforma da estação ferroviária, que abriga o Departamento de Cultura, do galpão da NOB que hoje é a casa da Maria Fumaça, foi realizada a restauração do anfiteatro da NOB que em breve será palco de apresentações culturais, e agora chegou a vez da casa de telefonia também passar pelo processo de revitalização para abrigar a equipe da Defesa Civil de Três Lagoas.

Além dos prédios da estação ferroviária, o Prefeito Angelo Guerreiro investiu na revitalização da Igrejinha de Santo Antônio, que hoje já recebe os fiéis, realizou a restauração do Consulado Português e as obras no antigo Paço Municipal que quando finalizado será a casa de novos departamentos da Prefeitura de Três Lagoas.

 

Ultimas Noticias