22.8 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Saúde divulga balanço dos trabalhos de controle e combate de escorpiões

O Departamento de Saúde divulgou quarta-feira (27) um novo balanço sobre o trabalho de controle aos escorpiões. Em janeiro, os funcionários realizaram 23 ações de busca ativa no período diurno e 12 intensificações a noite. As reclamações são notificadas e uma equipe faz orientações aos moradores e realiza fiscalizações nas residências em um raio de 100 metros do acidente.
No período que compreende de 3 a 31 de janeiro, foram realizados 14 trabalhos de busca ativa noturna em acidentes com escorpiões e mais 14 ações de reclamações. Neste período quatro pessoas foram notificadas. Já durante o dia, são 70 trabalhos em acidentes e 151 de reclamações, com 15 moradores notificados e 2 em auto de infração (processo administrativo).
Segundo o agente de saneamento, Luiz Carlos Dias, as equipes de Vigilância Sanitária e Vetores realizaram 345 trabalhos de rotina, com aplicação de roteiro de busca ativa contra o animal peçonhento, o que rendeu 96 notificações. Os dados apontam 8 acidentes com escorpiões, com 5 ocorridos na cidade, 2 na zona rural e 1 na microrregião. O balanço mostra ainda que foram capturados 74 escorpiões.
Dias explicou também que aproximadamente 40 agentes comunitários de saúde promovem visitas nas casas para realizar trabalho educativo e preventivo, além da distribuição de panfletos aos moradores da cidade. “O município realiza trimestralmente dedetização e desratização em 54 bueiros e 650 poços de visita”, explicou.
Ele ressaltou que a limpeza é a principal ação para combater o aparecimento dos escorpiões. Luiz comentou também que a população deve ficar atenda às saídas de esgoto, aos ralos e às caixas de gordura. “Os animais peçonhentos procuram estes locais para se alimentar, principalmente de baratas e outros insetos”, frisou.

CUIDADOS
-Telar ralos nas áreas internas e externas;
-Vedar frestas nas paredes, janelas, portas e piso;
-Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação;
-Rebocar paredes e muros;
-Limpar e organizar depósito de materiais;
-Controlar a presença de baratas e outros insetos;
-Acondicionar bem alimentos e o lixo da casa;
-Providenciar limpeza de terrenos, quintas e jardins;
-Recompor tampas de caixas de gordura e de passagem;
-Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados.

DA REDAÇÃO
Buritama

Ultimas Noticias