18.1 C
Araçatuba
quinta-feira, agosto 18, 2022

‘Gordinho’ recoloca bloco como brincadeira protagonista do carnaval em Araçatuba

Os mais antigos vão lembrar dos anos 50 e 60 do século passado, quando os blocos eram o ponto alto do carnaval araçatubense. Serranos, Sassaruê e Negas Malucas foram alguns dos grupos carnavalescos que marcaram época na cidade até as escolas de samba se tornarem a principal atração.
Mas, em 2019, com a cidade sem a apresentação dos sambistas pelo quarto ano consecutivo, uma entidade recolocará a tradição dos blocos nos holofotes do reinado de nomo no município. Trata-se do Bloco do Gordinho, que aparece como principal destaque da agenda oficial dos dias de folia.
Conforme a Secretaria Municipal de Cultura, amanhã (2), sábado de carnaval, a programação começa às 16h com uma oficina de máscaras e de adereços promovida pelo bloco na Biblioteca Rubens do Amaral.
Lá, também será a concentração do bloco, que terá seu cortejo iniciado às 18h até a praça João Pessoa. Do desfile, pode participar qualquer pessoa. Não é cobrado nada. Basta chegar fantasiado, com um simples abadá, mascarado, enfim, com algum traje carnavalesco.
A expectativa é reunir aproximadamente 600 pessoas, o que confirma o crescimento do bloco. Criado há quatro anos, coincidentemente o mesmo tempo de silêncio das escolas de samba, o bloco saiu com pouco mais de 40 foliões em sua primeira exibição. No ano seguinte, veio com cerca de 200 e, em 2018, chegou a 500.
Não há tema definido. Como nas últimas edições, os seguidores espalharão alegria pelo asfalto ao ritmo de antigas marchinhas carnavalescas. Sua idealizadora tem o carnaval na veia. Aos 37 anos de idade, a atriz araçatubense Paula Liberati conta que pula carnaval desde a infância. No passado, participava de bailes em dois palcos marcantes do universo carnavalesco local: o Esporte Clube Coríntians e o antigo Araçatuba Clube. Mesmo no tempo em que morou fora de Araçatuba, Paula não deixou de lado o espírito foliã. Em 2003, participou do primeiro desfile, no grupo especial de São Paulo, da escola de samba Império de Casa Verde, hoje três vezes campeã da capital.
“O nome do bloco vem de uma ideia de homenagear meu afilhado João, que, na época da criação, estava com sete meses e era bem gordinho”, explica Paula. Diferentemente dos grandes blocos do passado do carnaval de rua local, o “Gordinho” não participará de concurso. Mas, assim como há 50, 60 anos, o espírito é o de brincar o carnaval em grupo, em família e entre amigos.

TRABALHO SOCIAL
Neste ano, o Bloco do Gordinho também terá seu lado social. Crianças atendidas pela Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes) serão levadas, em ônibus providenciado pelo grupo carnavalesco, para desfilar até a João Pessoa. O bloco ainda garantiu uma oficina de escovação dentária àqueles meninos e meninas, com odontopediatra Andreia Stankiewicz, uma das integrantes do bloco.
Fora a brincadeira do carnaval em grupo proporcionada pelo “Gordinho”, a programação do sábado em Araçatuba se completa com a apresentação da banda municipal Bruno Zago às 19h e, depois, às 20h, com show da cantora araçatubense Talita Rustichelli e banda. Ambas as apresentações ocorrerão na praça João Pessoa.

Escolas de samba desfilam domingo em Três Lagoas

Duas escolas de samba de Araçatuba estão entre as atrações do carnaval em Três Lagoas (MS). Conforme já noticiado por O LIBERAL REGIONAL, Virada do Sol e Sonho e Fantasia se juntarão à 15 da Vila Piloto e à Unidos da Vila para desfile que ocorrerá no domingo à noite. .
a5 bloco do gordinho.jpgA decisão por duas escolas de samba de outro munícipio veio após as outras duas agremiações de Três Lagoas decidirem não participar, pois não estavam preparadas para o carnaval deste ano.
“A empresa vencedora da licitação precisava trazer quatro escolas, então eles buscaram essas duas em Araçatuba para participarem do nosso Carnaval. Será uma grande festa”, afirmou Rodrigo Fernandes, diretor de Cultura.
Na cidade sul-mato-grossense, o desfile das escolas de samba começará às 19h, na avenida Rosário Congro. No último dia de festa, segunda-feira (4), haverá matinê (15h às 17h) e baile (21h às 3h).
Os bailes acontecerão na esplanada da N.O.B., mesmo local da Festa do Folclore. O recinto foi escolhido por ter sido um sucesso de organização e com o melhor acesso para a população se divertir e retornar em segurança.

ARNON GOMES
Araçatuba

 

Ultimas Noticias