14.4 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 18, 2022

SAÚDE DETERMINA 21 LOCAIS DE VACINAÇÃO

Postos de saúde em todo o país abrem as portas hoje (18), sábado, para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de agosto.

A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até a última terça-feira (14), no entanto, 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não haviam recebido as doses.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

CASOS DE SARAMPO
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).

SAÚDE DETERMINA 21 LOCAIS DE VACINAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, estará oficialmente lançando o “Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e contra o Sarampo, hoje (18), às 8h, na Unidade Básica de Saúde – UBS São Carlos, temporariamente instalada na Rua Maria Guilhermina Esteves S/N – Bairro Nova Três Lagoas.

No “DIA D”, em todas as UBS e todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, assim como no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e nos postos volantes, estarão equipes de vacinação, das 8h às 17h, sem intervalo, para imunizar o maior número possível de crianças, de 1 a 4 anos de idade, contra a poliomielite e contra o sarampo.

É importante que os pais, ao levarem seus filhos a um dos postos de vacinação, levem consigo o “Cartão de Vacina”, para controle e anotações devidas.

PENÁPOLIS PROGRAMA ATIVIDADES ESPECIAIS

Algumas unidades de saúde de Penápolis preparam atividades especiais neste sábado, durante o Dia D de vacinação, das 08h às 15h. Na UBS Del Rey, haverá distribuição de pipoca e doces, atividades educativas de combate ao Aedes aegypti, cuidados de higiene como lavagem de mãos e escovação dentária, entre outros temas. As crianças também poderão se divertir em atividades de pintura, desenho, leitura e cama elástica.

Na Macro III – Santa Terezinha e na Macro IV – Planalto, as crianças também poderão se divertir com contação de história e leitura, além da distribuição de pipoca e doces. Todas as atividades foram organizadas pelos servidores que atuam na unidade para incentivar os pais e responsáveis a levar seus filhos para se vacinar.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo também conta com o apoio do Rotary Club de Penápolis, Rotary Club de Penápolis XV de Março, Rotary Club de Penápolis São Francisco, Interact Club de Penápolis, Rotaract Club de Penápolis, Rotaract Club de Penápolis XV de Março e Associação das Senhoras de Rotarianos – Casa da Amizade.

ANDRADINA TAMBÉM VAI VACINAR ADULTOS
A Secretaria de Saúde e Higiene Pública de Andradina com o apoio do Rotary Club, vai desenvolver a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo. Todas as unidades de saúde do município vão funcionar. No Dia D da campanha, crianças de 1 a 5 anos devem ser vacinadas em um dos postos a partir das 08h às 16h. Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

POSTOS DE VACINAÇÃO

CAMO BENFICA – Rua Monsenhor Vitor Assuit, nº 2004

CAMO MINEIRA – Rua Iguaçu, nº 1195

Centro de Vacinação – Rua Paes Leme, nº 145

UAS Leste – Rua Presidente Dutra, nº 387

UAS Norte – Rua Itar Takatsu, nº 115

 

BIRIGUI MOBILIZA AS 12 UNIDADES PARA VACINAÇÃO
As dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui, além da Vigilância Epidemiológica e a escola municipal Yvonne Miragaia Peruzzo, no bairro Portal da Pérola 2, estarão abertas neste sábado, dia 18 de agosto, das 8h às 17h, para o Dia D de vacinação de crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e sarampo.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos pais que a vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil, doença já eliminada. Mesmo as crianças que já receberam as doses antes do início da campanha devem se vacinadas.

Balanço divulgado mostra que até o último dia 9 foram imunizadas 1.524 crianças contra a pólio, o que representa 29,23% de cobertura. Já contra sarampo, 28,98% do público recebeu a dose, o que corresponde a 1.511 crianças biriguienses. A meta é imunizar 5.214 crianças contra as doenças até o dia 31 deste mês. Durante a semana, as vacinas são aplicadas em todas as UBSs das 7h às 18h.

MIRANDÓPOLIS QUER VACINAR 1,1 MIL CRIANÇAS
A Prefeitura de Mirandópolis em parceria com Rotary Clube de Mirandópolis, realizará hoje (18), a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Durante este período serão atendidas crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A expectativa da Saúde é vacinar 1.103 crianças de todo o município.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Centro de Saúde, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Aeroporto e 1ª Aliança funcionarão das 8h às 17h. A vacinação é extremamente importante para a prevenção destas doenças.

Da Redação

Ultimas Noticias