PREJUÍZO - Fogo criminoso causou devastação atingindo 21 propriedades DIVULGAÇÃO

Motorista preso por atear fogo em canavial é multado em mais de meio milhão de reais

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O motorista de 41 anos, que no dia 8 de setembro foi surpreendido pelo funcionário de uma fazenda ateando fogo em canavial, além de ser preso, agora foi multado pela Polícia Militar Ambiental. As multas totalizam R$ 549.303,50.

No desenvolvimento da Operação Corta Fogo, em atendimento a três focos de queimada, detectados pelo satélite referência no site do INPE, equipe da Polícia Ambiental deslocou-se até a propriedade para averiguar os fatos. Além das informações identificadas pelo satélite, funcionários de uma usina da região também solicitaram apoio da Polícia Militar Ambiental. 

Em contato com o empregado de uma das fazendas onde ocorreu incêndio, ele informou que na tarde do dia 08 setembro de 2021 quando realizava seu trabalho no perímetro da propriedade, visualizou uma pessoa conduzindo uma motocicleta e que adentrou ao local e ateou fogo no canavial.

De acordo com a polícia, o empregado da fazenda conseguiu abordar o suspeito que estava na motocicleta. O homem negou.  Diante da situação foi acionada a Polícia Militar. O caso foi apresentado no plantão policial, onde o delegado, após tomar conhecimento dos fatos, decidiu pela prisão em flagrante. Na audiência de custódia, o juiz manteve a prisão preventivamente. 

Com estas informações e os demais dados obtidos, a  Polícia Militar Ambiental realizou a fiscalização da degradação ocorrida, constatando que ao todo foram atingidas pelo fogo 11 propriedades distintas, sendo que na esfera administrativa, por haver  indícios de materialidade e autoria do incêndio, “ficando caracterizado nexo direto entre a conduta do autor e o dano ambiental, foram elaborados  21 Autos de Infração Ambiental os quais totalizaram 395,717 hectares de área agropastoris, 12,694 hectares APP em estágio pioneiro, 7,022 hectares de fragmento florestal em estágio inicial e 01 árvore isolada, todos atingidos pelo fogo, resultando em R$ 549.303,50 de multa”.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Shopping faz entrega de mil exemplares de livro em escolas e entidades de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Como parte da programação do mês das crianças, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *