TRÊS ANOS - Paciente atendido na UBS São Vicente espera cirurgia há três anos DIVULGAÇÃO

Fila do SUS: Moradores aguardam por cirurgia desde 2015 em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A fila de espera para consultas, exames e cirurgias no SUS em Araçatuba continua alta. Diariamente vários moradores buscam informações sobre seus casos na secretaria de saúde e não conseguem respostas. Segundo uma atendente da secretaria de saúde, há pacientes que aguardam por uma cirurgia desde 2015.

Nesta semana, alguns destes munícipes entraram em contato com a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL para reclamar do descaso da administração pública com os pacientes.

Daniel Alves dos Santos, por exemplo, é um dos que aceitou se identificar. Ele trabalha no setor de feirinha de um supermercado do município e possui problema crônico nos dois joelhos já diagnosticado pelo médico. Sua situação só pode ser resolvida com procedimentos cirúrgicos, já encaminhada através de atendimento na UBS do bairro São Vicente.

Nesta semana, Daniel, que é morador do bairro Novo Paraíso, foi até a Secretaria de Saúde com um novo encaminhamento médico. Ele não soube dizer se era a segunda ou a terceira indicação médica para a cirurgia.

O morador, que aguarda por esse procedimento pelo SUS desde 2018, disse que a atendente da Secretaria de Saúde disse que, caso aceitasse o novo encaminhamento, ele teria que começar a espera toda novamente.

“Eu já estou esperando desde 2018, se eu começar do zero quando eu vou ser atendido? Quando eu perder as duas pernas”, questionou o morador.

Segundo Daniel, a atendente também informou que há casos como o dele na fila de espera desde 2015 e ainda não conseguiram atendimento.

“Já tentei falar com a secretária de Saúde, com alguém que pudesse resolver meu problema, não encontrei ninguém”, reclamou à reportagem.

 

Requerimento

A Câmara Municipal de Araçatuba aguarda resposta de um requerimento enviado à prefeitura de Araçatuba sobre o assunto de fila de espera no SUS. O questionamento foi aprovado em sessão ordinária do último dia 13.

No requerimento, aprovado por unanimidade pelos vereadores e elaborado pelo vereador Lucas Zanatta (PV), é explanado que a paralisação dos serviços de saúde comuns ocorrida durante alguns meses do ano passado e deste ano, aumentou ainda mais a espera de pacientes que são usuários do SUS. 

O principal questionamento é se existe algum plano por parte do executivo municipal para diminuir ou até mesmo acabar com a fila de espera. Também é perguntado no requerimento aprovado se todos os atendimentos já foram retomados pela Santa Casa e se há a quantidade exata de pessoas que estão atualmente na fila de espera.

De acordo com as regras para requerimentos, o poder executivo tem até 15 dias para responder aos vereadores. O prazo expira na próxima semana.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Em apenas três dias, município reduz faltosos de segunda dose através de mensagens de aplicativo

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – GUARARAPES O município de Guararapes conseguiu em apenas três dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *