DA REDAÇÃO – LINS
Ao tomar conhecimento de que há estudos dentro do governo estadual para mudança nas regiões administrativas de São Paulo, o vereador de Lins, Roy Nelson, apresentou requerimento a ser encaminhado ao governador João Doria, pleiteando a criação da Região Administrativa de Lins. O requerimento, que foi subscrito por vários vereadores, teve aprovação unânime. “Vamos acompanhar de perto esta questão e somar forças para alcançarmos o nosso objetivo, disse o vereador e radialista linense.
Levantamento feito pela reportagem constatou que a primeira divisão regional foi estabelecida em 1967 por meio do Decreto Estadual nº 48.162, com a criação de 11 regiões e 48 sub-regiões administrativas. Mais tarde, o Decreto Estadual nº 22.970, de 29 de novembro de 1984, criou as 42 regiões de governo que existem hoje.
A compatibilização das duas estruturas (regiões administrativas e de governo) ocorreu com a publicação do Decreto Estadual nº 26.581, em 1987, e com a criação das regiões administrativas Central (Araraquara e São Carlos), de Barretos e de Franca, por meio do Decreto Estadual nº 32.141, em 1990.
Além das regiões administrativas, o Estado possui 6 regiões metropolitanas: Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Há também as aglomerações urbanas.
RA DE LINS
O vereador Roy Nelson disse que há informações de que o governo está estudando a reforma das divisões administrativas como forma de descentralizar as decisões. “Entendemos que Lins, que já é sede de uma microrregião e está distante de Bauru, deve ser elevada a região administrativa. Trata-se de um importante centro educacional, além de se dotada de completa infraestrutura”, disse Roy Nelson, frisando que deve ser considerado também o aspecto geográfico, já que a cidade é servida por duas importantes rodovias: a SP 310 (Marechal Rondon), que dá acesso a Mato Grosso do Sul e a BR 153, que interliga. “Além disso temos na nossa região a SP 333 (Leonor Mendes de Barros), que interliga importantes regiões paulistas”, disse o vereador.
Para o parlamentar linense, é importante que toda a região esteja unida neste propósito. Roy Nelson está disposto a buscar o apoio de prefeitos e vereadores de toda a região para a inciativa, que não considera sua, “mas de todo o povo linense”.

DIVULGAÇÃO PML

