SEGUNDA DOSE - Nessa quinta, os profissionais da saúde começaram a receber a segunda dose da Coronavac

Idosos com 85 anos ou mais serão vacinados a partir de segunda-feira

Compartilhe esta notícia!

VITOR MORETTI – ARAÇATUBA

Diferentemente de outras cidades da região, Araçatuba não vai antecipar a vacinação para os idosos com 85 anos ou mais e manteve o calendário de início para segunda-feira (15). O governo estadual antecipou a campanha para esse grupo a partir desta sexta-feira (12) e foi seguido por muitas cidades, como Birigui, por exemplo.
Nessa quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde passou a aplicar a segunda dose da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O pontapé da imunização ocorreu com a aplicação na enfermeira do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Joana Darc Lopes Faria, de 53 anos. A expectativa é a de que 3.640 profissionais da saúde que atuam em hospitais, prontos-socorros e unidades básicas de saúde recebam a segunda dose nesse momento.
Hoje, também é o último dia para que idosos de 90 anos ou mais se imunizem contra a Covid-19, já que na segunda-feira começa a vacinação daqueles com 85 anos ou mais. Diferentemente de outros municípios, que anteciparam a campanha para esse grupo, como Andradina, Três Lagoas (MS) e Birigui, Araçatuba não seguiu o cronograma estadual e decidiu manter o início para a próxima semana.
De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, um cronograma especial será seguido para atender esses idosos. “O trabalho será focado para atender esse grupo em algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e haverá um posto de drive-thru no Recinto de Exposições da cidade, das 13h às 20h entre segunda e terça-feira”, informou.
É importante que as pessoas que irão tomar a segunda dose levem a carteira de vacina para comprovação. Já, as pessoas que irão tomar a primeira devem levar um documento de identificação e o CPF.
A vacinação ocorrerá também nas seguintes UBSs
UBSs Taveira, Águas Claras e Atlântico, das 8h às 19h.
UBSs Prata, Jacutinga e Água Limpa a vacinação, das 8h às 16h.
UBSs Umuarama e Planalto, das 8h às 22h.
Se você tem um familiar idoso que tem dificuldade de locomoção, compareça na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência faça o cadastro e solicite a vacinação em casa.
CASOS
Araçatuba voltou a registrar alta nos números confirmados de Covid-19. Nas últimas 24 horas, segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 106 pessoas foram infectadas pelo coronavírus. Uma nova morte também foi contabilizada de um dia para o outro. Trata-se de uma idosa de 68 anos que faleceu na última quarta-feira (10) e teve o resultado positivo após exames.
A Santa Casa tinha ocupação de 48% nos leitos dedicados ao tratamento da Covid. São 46 pacientes internados em isolamento e na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Já o Hospital Unimed possui 21 pacientes internados na unidade, dos quais dez estão na UTI e sete intubados e em ventilação mecânica.
Hoje, o governo do Estado faz uma nova classificação do Plano São Paulo. Atualmente, a região de Araçatuba está na fase amarela com permissão de 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.
Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.
Nas regiões com restrição total de fase vermelha, há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.
Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h em todos os 645 municípios. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Descumprimento de decretos e aglomerações marcam fiscalização

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Mais uma fiscalização foi realizada neste final de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *