22.5 C
Araçatuba
quinta-feira, junho 30, 2022

Clínica irregular para tratamento de dependentes químicos é fechada em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A Vigilância Sanitária de Araçatuba fechou, na última quinta-feira (2), uma clínica de tratamento para dependentes químicos que estava funcionando de forma irregular no bairro Chácaras Arco-Íris, zona norte da cidade. .

A clínica tratava os pacientes em uma chácara alugada que fica próxima à rodovia Elyeser Montenegro Magalhães. Os fiscais chegaram até o local por conta de uma denúncia anônima. Ao todo, 14 pessoas estavam internadas.

Segundo Graziela Gon, fiscal da vigilância, a primeira denúncia foi feita há cerca de 20 dias. A equipe de fiscalização, junto com a Guarda Municipal, compareceu no primeiro endereço e constatou as irregularidades, como falta de documentação junto à Vigilância Sanitária.

Houve relatos de maus tratos por parte dos pacientes internados no local.

Na oportunidade foi feito um auto de infração dando o prazo de 72 horas para que os pacientes internados fossem liberados e mandados de volta para suas famílias. Após o prazo, a vigilância retornou ao local e não mais encontrou os pacientes.

Uma segunda denúncia anônima, porém, informou à fiscalização que os pacientes haviam apenas sido transferidos de local, para este espaço no bairro Chácaras Arco-Íris. 

Após nova autuação, a clínica foi fechada e os pacientes foram novamente mandados para suas residências. Alguns deles foram para outros municípios e outros ficaram sob cuidados da Assistência Social do município.

Segundo Graziela, o tratamento de dependentes químicos é considerado como uma atividade de alto risco sanitário, por isso o procedimento correto é obter o licenciamento junto à Vigilância Sanitária, para depois receber os pacientes no local. 

 

 

Ultimas Noticias