Birigui lança concurso educativo “O Trânsito é de Todos” para alunos do ensino médio

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços), lançou o 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito com o tema “O Trânsito é de Todos”. O concurso é voltado para os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas e particulares do município.
A diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio, explicou que o principal objetivo do concurso é conscientizar os adolescentes sobre a importância da direção segura. “Nossas estatísticas mostram que os acidentes envolvem mais os jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos. Por isso escolhemos o ensino médio, para conscientizar os alunos antes de se tornarem motoristas”, explicou.

Os estudantes, divididos em grupos de três pessoas, deverão criar maquetes ilustrando a cidade perfeita, devendo constar as regras de trânsito, sinalização vertical e horizontal, semáforos e faixas de pedestres. O 1º lugar receberá três tablets, o 2º lugar terá como prêmio três smartphones, enquanto que para o 3º lugar serão três Mp4 Player.

O concurso busca promover a segurança e respeito no trânsito; estimular e revelar talentos, através de incentivo à produção de material educativo e artístico voltado à educação para o trânsito; promover o intercâmbio entre as escolas e a interação com a sociedade, além de incentivar o exercício da cidadania.

REGULAMENTO
Cada escola participante deve compor uma comissão julgadora interna e selecionar o melhor trabalho de cada categoria, seguindo os critérios: adequação ao tema, objetividade, criatividade e originalidade. Após a seleção interna dos trabalhos, cada escola deverá encaminhar o trabalho oficial para o Deptrans até o dia 25 de setembro.
Os trabalhos entregues serão analisados por uma Comissão Julgadora, composta por representantes do Deptrans, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Comtran (Conselho Municipal de Trânsito) e do Detran-SP.

As premiações acontecerão no dia 28 de setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito. Os trabalhos selecionados no 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito serão expostos no Paço Municipal (Praça James Mellor, s/nº – Centro) nos dias 28 e 29 de setembro, com visitação aberta ao público das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Da Redação

Veja também

Em quase 9 décadas, empresa funerária passa de geração para geração na cidade

Diego Fernandes – ARAÇATUBA Considerado um dos empreendimentos comerciais mais antigos de Araçatuba, a Cardassi, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *