LUTA - Tarek Dargham testou positivo no começo do mês e, com agravamento, foi transferido para São Paulo DIVULGAÇÃO PREFEITIURA DE GUARARAPES

Vítima da covid, morre prefeito de Guararapes, um dos principais líderes políticos da região

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

A covid-19 fez, dentre as vítimas dessa segunda-feira, uma das maiores lideranças políticas da Região de Araçatuba. O prefeito de Guararapes, Tarek Dargham (PTB), morreu, aos 68 anos, na tarde de ontem, em São Paulo, devido às complicações da doença transmitida pelo novo coronavírus. Ele exercia seu quinto mandato à frente do Executivo em 45 anos de vida pública. Este é o segundo prefeito que morre vitimado pela covid na região. O primeiro foi Rodrigo Santana, de Santo Antônio do Aracanguá, em junho do ano passado.

Dargham testou positivo para covid no início de março. Iniciou o tratamento na própria residência, mas devido ao agravamento do quadro, foi levado para São Paulo, permanecendo na UTI, onde estava intubado e recebendo ventilação mecânica. Porém, mesmo com todos os esforços médicos, ele não resistiu e morreu.

Dargham era casado com Glória Dargham, que também testou positivo, mas já se recuperou. O casal teve três filhos: Tarek Dargham Júnior, Samira e Guilherme.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Recordista de mandatos de prefeito na região, Dargham iniciou sua carreira política como vereador, aos 23 anos. Exerceu a vereança em Guararapes por 12 anos, chegando à presidência do legislativo municipal.

A primeira vitória numa disputa para o Executivo ocorreu na eleição municipal de 1992. Após a primeira gestão, que durou até 1993, Dargham foi eleito, pela segunda vez, em 2000. Governou o município de 2001 a 2004, sendo reeleito para mais quatro anos, 2004.

Suas principais derrotas políticas aconteceram no final da década passada. Na eleição de 2008, não conseguiu fazer seu sucessor, ocasião em que o prefeito eleito foi Edenilson de Almeida, o Dedê (PSDB). Adversário político de Dargham, Dedê o derrotou na eleição de 2012. Mas, na eleição de 2016, Guararapes voltou a eleger Dargham e, no ano passado, manteve-o no posto. No último pleito, ele derrotou a candidata tucana Sofia Pardinho.

Com a morte do governante, quem assume a linha de frente do governo é o vice-prefeito Alex Peramo Arruda (PTB), que vinha interinamente no cargo desde a internação de Dargham. Com 47 anos de idade, Arruda é casado e professor de educação física.

COMOÇÃO

Em sua página nas redes sociais, o novo prefeito escreveu: “Nosso amigo de sempre partiu. Vamos continuar lutando por aqueles que mais precisam. Você daí de cima e a gente daqui. Com Deus no comando. Afinal, se Deus é por nós, quem será contra nós (…) Tarek estará sempre junto com todos nós. (…) Saudades, amigo”.

Assim que foi confirmada a morte, várias homenagens foram postadas ao agora ex-prefeito. Em nota oficial, a Prefeitura de Guararapes disse: “Nesta hora difícil, devemos encontrar conforto na nossa fé e pedir a Deus que o acolha e que lhe dê o merecido descanso. Combateu o bom combate. Ficará para sempre na memória”.

A prefeitura do município vizinho, Rubiácea, também expressou sua solidariedade: “A Administração municipal de Rubiácea manifesta profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Guararapes, Tarek Dargham. Manifestamos sinceras condolências e solidariedade a família e amigos. Que seus bons momentos sejam mantidos na memória de todos.”

Uma das principais empresas de Guararapes, o Grupo Katayama, que trabalha com produção de ovos, divulgou a seguinte nota: “Foi com imenso pesar que recebemos a notícia de falecimento do prefeito de Guararapes, Sr. Tarek Dargham, cuja história política traduz-se no forte desenvolvimento desta cidade. Mais do que nunca, reconhecemos o caráter e os resultados do trabalho de um político que sempre se baseou na ética, na honra e no empreendedorismo. Que seu exemplo de vida possa ser seguido por muitos e que as sementes plantadas por ele continuem germinando e gerando bons frutos.”

Tarek Dargham Júnior, filho mais velho do político, escreveu apenas: “Meu pai é meu herói”.

 

COMANDO – Na foto, com o vice Alex Arruda que, agora, assumirá o Executivo

 

 

Veja também

Mesmo com chuvas acima da média, rios ainda estão com nível baixo

DA REDAÇÃO – Araçatuba O fenômeno La Niña está causando mudanças climáticas, como queda de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *