Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • Idosos de instituições e casas de repousos de Araçatuba recebem vacina contra a gripe
    • Guarda Municipal de Araçatuba recebe motos para reforçar patrulhamento
    • Maior parque inflável do Brasil chega a Araçatuba com estrutura gigante no Shopping Praça Nova
    • AEA pede suspensão do jogo contra o Jabaquara por falta de elenco
    • Sindicato que representa a construção civil protocola ofício na Câmara pedindo audiência pública para aprovação de matéria sobre cabeamento subterrâneo
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – Emergência Radioativa
    • Número de pessoas com desconto na conta de água quase quintuplica na região de Araçatuba
    • Polícia Civil investiga possíveis casos de abuso sexual envolvendo proprietário de escola particular em Birigui
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Vereadores aprovam moção de apoio à suspensão dos efeitos de decreto da educação inclusiva
    Araçatuba

    Vereadores aprovam moção de apoio à suspensão dos efeitos de decreto da educação inclusiva

    By dfernandesmr11 de novembro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    A Câmara Municipal aprovou, na segunda-feira (10), na 37ª sessão ordinária, uma moção de apoio do vereador Gilberto Batata Mantovani (PSD) ao projeto de decreto legislativo, de autoria do deputado federal Marcio Alvino (PL-SP), que suspende os efeitos do decreto n.º 12.686, de 20 de outubro de 2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.

    Segundo a moção, a medida é necessária “em defesa da qualidade da educação e do direito de escolha das famílias de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, público historicamente atendido e acolhido pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e demais instituições especializadas”, informa o texto.

    Pelo menos 189 alunos que utilizam a área educacional da APAE podem ter que ir para o ensino regular municipal ou estadual a partir de 2026, caso entre em vigor o decreto 12.686/2025, publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Diário Oficial da União de 21 de outubro.

    Na prática, o decreto que visa garantir o direito à educação de estudantes com deficiência sem discriminação e fortalecer a inclusão escolar, deve acabar com entidades que realizam o trabalho de educação especial, como as APAEs, por exemplo.

    Com o decreto entrando em vigor, a partir de 1º de janeiro na prática, estes estudantes deixariam de estar em locais especializados, e passariam a estar na rede pública comum acompanhados de professores que podem não ter a formação indicada para o atendimento, já que o próprio texto do decreto informa que os profissionais responsáveis deverão ter formação em pedagogia e apenas preferencialmente serem especializados em educação inclusiva em cursos de mínimo de 80 horas, deixando em aberto a possibilidade de os profissionais responsáveis nem serem especialistas.

    Durante a discussão da moção, Sol do Autismo e João Pedro Pugina, ambos do PL, bateram pesado no Governo Federal.

    “Esse decreto é um abuso desse desgoverno. É um absurdo quererem tirar de nós, famílias atípicas, o direito de escolher onde meu filho vai estudar. O presidente precisa sair dos iates de luxo e visitar os municípios, as escolas, ver a realidade”, afirmou Sol do Autismo.

    “O governo Lula conhece sim a realidade e isso foi feito na pura maldade mesmo, que é isso que eles sabem fazer contra o povo brasileiro, para prejudicar os pais e as crianças. Não é a primeira vez que fazem isso. Não se preocupam com nada, a não ser com a aceitação popular que está cada dia mais baixa”, afirmou Pugina.

    Republicação

    Em reunião na manhã de terça-feira (11) entre o senador Flávio Arns (PSB) e o ministro Camilo Santana, foram apresentados os pontos que precisam ser modificados no Decreto 12.686/205 para que as escolas especializadas não sejam prejudicadas.

    Houve consenso e o ministro assumiu o compromisso de republicar o Decreto nos próximos dias. A nova versão, contemplando as mudanças solicitadas pelas entidades representativas das escolas especializadas, será apresentada em breve pelo MEC.

    Outro

    Os vereadores ainda derrubaram o parecer contrário da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Direito dos Animais e Infraestrutura Urbana e Rural ao projeto de lei, de autoria dos vereadores Damião Brito (Rede) e Luís Boatto (Solidariedade), que dispõe sobre o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município de Araçatuba. Com a votação, o projeto seguirá tramitação na Casa de Leis.

    Retirado

    Os demais itens da pauta original foram retirados, entre eles dois projetos de lei da Prefeitura que pretendiam modificar legislações municipais relacionadas à coleta de resíduos sólidos em áreas de condomínio.

    Também não foram apreciados o projeto do vereador Luís Boatto (Solidariedade) que buscava assegurar aos professores o direito à merenda nas escolas municipais e o projeto de lei do Executivo de concessão do adicional de transporte aos coordenadores pedagógicos.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticlePrefeitura lança programação especial de 117 anos de Araçatuba e do Natal Iluminado
    Next Article Bella Capri inaugura pizzaria em Penápolis
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Idosos de instituições e casas de repousos de Araçatuba recebem vacina contra a gripe

    3 de abril de 2026
    Araçatuba

    Guarda Municipal de Araçatuba recebe motos para reforçar patrulhamento

    2 de abril de 2026
    Araçatuba

    Maior parque inflável do Brasil chega a Araçatuba com estrutura gigante no Shopping Praça Nova

    2 de abril de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.