Diego Fernandes – Araçatuba
A assessoria do vereador e candidato a deputado estadual João Pedro Pugina (PL) registrou na manhã desta quarta-feira (9) um boletim de ocorrência na Polícia Civil após uma ameaça de morte que foi feita via e-mail ao parlamentar araçatubense. O caso já está sob investigação.
Na ameaça, o autor afirma que vai “fuzilar” membros do Partido Liberal, do qual Pugina faz parte, e afirma que tem os dados e o endereço dos familiares do vereador, fazendo ameaças também aos pais do candidato.
“vou invadir essa m**** de câmara e fuzilar vocês todos seus f**** da p***, não vou perdoar nenhuma, esse partido de m**** que anda espalhando a praga em Araçatuba vai cair 1 por 1”, diz trecho da mensagem enviada. O título do e-mail está como “recado para joao pedro pugina (sic)”.
Em outra parte do texto de ameaça, o autor afirma que irá até a Câmara Municipal fazer “o que vocês jamais presenciaram nessas vidas medíocres de deputado e vereador”.
Em outro ponto do texto enviado, o autor cita os nomes dos pais do vereador e diz que fará um vídeo após cometer um crime contra eles.
“se eu fosse você aproveitaria bastante o tempo que tem com eles, porque o fim desses m***** estão chegando, e farei questão de gravar um vídeo bem fofo deles mortos e estirados no chão, vai ser lindo né?”, diz trecho da ameaça.
Além disso, a mensagem enviada contém uma foto de uma pistola com o carregador de balas à mostra, do lado de forma da arma.
A mensagem foi endereçada a e-mails da própria Câmara Municipal, no setor administrativo, além do e-mail particular do próprio vereador João Pedro Pugina.
O recado foi lido por um dos assessores do vereador, que não estava na Câmara no período da manhã.
Logo após isso, foram tomadas algumas providências. Uma equipe da Guarda Municipal foi designada pela comandante Taísa Jacome, para ficar de plantão em frente à Câmara Municipal para alguma eventualidade durante quase todo o dia.
Pugina chegou ao seu gabinete apenas no período da tarde e demonstrou tranquilidade com o ocorrido, segundo relatos de fontes ouvidas pela reportagem.
Resposta
No período da tarde, Pugina publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que não irá recuar em seu trabalho político por conta da ameaça.
“Os mesmos que nos chamam de radicais, de extremistas, muitas vezes estão ligados a esse tipo de abordagem. Essas ameaças, essas tentativas de intimidação, e até atentados que tem acontecido em diversas esferas, seja no Brasil ou seja em outros países do mundo. Se os meus opositores acham que através disso, eles vão me fazer recuar, pode ter certeza que eu não vou voltar um único centímetro, até porque eu sei que quem me trouxe aqui é o mesmo que me sustenta e é o mesmo que tem guardado a minha vida e a vida da minha família. Não é com negócios como esse, ameaçando a minha vida, ameaçando a minha família que vocês vão me fazer parar”, disse.
Em vídeo gravado em frente à Delegacia Seccional da Polícia Civil, Pugina pede orações à sua base política.
“Aproveito para convocar toda a minha base para que vocês nos ajudem em oração, nos ajudem fortalecendo o nosso trabalho, porque eu tenho que certeza que se coisas como essa estão chegando até nós, é porque nós estamos no caminho certo”, disse.
Boletim de ocorrência
Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado na Delegacia Seccional de Araçatuba por volta das 11h desta quarta-feira (9).
A Polícia Civil investiga o caso como ameaça e tenta identificar o autor da mensagem. Ele poderá responder por crime de ameaça, que segundo o Código Penal, pode render detenção de um a seis meses, ou multa.

