PRIMEIRA - Thaís Cangussu foi a primeira biriguiense de 30 anos a ser vacinada contra a covid-19 no dia de ontem

Público acima de 30 anos entra nos grupos de vacinação em Araçatuba e Birigui

 

O público a partir dos 30 anos de idade já está apto à vacinação contra a covid-19 em Araçatuba e Birigui. Os dois maiores municípios da área do DRS 2 baixaram o grupo de vacinação após as mais de 77 mil doses de vacinas recebidas na última semana pelo departamento.

Em Araçatuba, desde esta segunda-feira (19) foi aberto o cadastro para vacinação de pessoas acima de 30 anos de idade. O público desta faixa etária precisa se cadastrar no site da prefeitura e completar o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, do governo estadual. A vacinação ficará disponível de hoje (20) até o dia 30 de julho. 

Seguem mantidas no município a vacinação de lactantes que amamentam bebês de até 3 anos incompletos e dos adultos acima de 33 anos, que também necessitam de cadastro.

Passa a ser aplicada nesta terça-feira a segunda dose da vacina AstraZeneca para idosos de 62 anos ou mais, neste caso não é necessário cadastro, assim como para idosos acima de 60 anos, grávidas e puérperas que ainda não se vacinaram.

Os pontos de vacinação em Araçatuba são o drive-thru do Núcleo de Gestão Assistencial, a paróquia São Paulo Apóstolo, o shopping Praça Nova e o Araçatuba Shopping, todos funcionam de segunda à sexta, das 13h às 19h. Além disso, para moradores da zona rural, a opção é o ponto de imunização da unidade básica de saúde do bairro Engenheiro Taveira, que funciona das 8h às 19h.

Para se vacinar é necessário levar documento com foto e CPF. Para aqueles que vão tomar a segunda dose é necessário levar a carteira de vacinação.

Araçatuba vacinou até a última sexta-feira (16) 105.665 pessoas com a primeira dose da vacina, destas, 36.777 tomara também a segunda dose e 4.720 tomaram dose única.

A cobertura vacinal da primeira dose está em 53,3%, enquanto 20,9% da população já completou o ciclo vacinal com a primeira dose ou com a dose única. 

Birigui

A funcionária pública estadual Thaís Cangussu, 30 anos, moradora do bairro Vila Guarujá, recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer no drive-thru do Terminal Rodoviário de Birigui na manhã de ontem. Emocionada e muito feliz, ela disse que estava contando os dias para ser imunizada.

“A vacinação é um momento de esperança para nossa vida voltar ao normal, para os empregos serem restabelecidos e para toda a população ficar protegida contra este vírus tão terrível”, disse. “Birigui está de parabéns. Vem todo mundo se vacinar”, completou Thaís.

Desde esta segunda-feira (19), Birigui está imunizando o público entre 30 e 33 anos, além de pessoas acima desta idade que ainda não se imunizaram com a primeira dose. 

Nesta terça-feira (20), a vacinação deste público segue no drive-thru do Terminal Rodoviário das 7h30 às 20h30, no drive-thru do Hangar das 7h30 às 18h, e nas UBSs das 7h30 às 11h.

Antes de procurar os postos é necessário fazer o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br. É obrigatório apresentar o RG, CPF e o comprovante de endereço para receber a dose. 

Até sexta-feira (16), Birigui aplicou 73.729 doses da vacina contra a covid-19. 

Conforme o vacinômetro, 56.956 pessoas receberam a primeira a dose, o que representa cobertura de 45,6% da população biriguiense. 

Destas, 16.773 já estão completamente imunizadas, ou seja, receberam as duas doses ou a dose única, o que corresponde a 13,5% da população. (Com informações da Prefeitura de Birigui)

 

Veja também

Construtora utiliza reciclador de entulho em obras e entrega edifícios com captação de água da chuva

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A sustentabilidade e a convivência entre o desenvolvimento e o meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *