26 anos - Unicolégio existe em Araçatuba desde 1995

Unicolégio inova ao fazer parceria internacional para o ensino do inglês

DIEGO FERNANDES- ARAÇATUBA

Ter uma segunda língua no mundo globalizado de hoje muitas vezes é fundamental para uma boa colocação no mercado de trabalho. Com o ritmo das exportações de produtos regionais, como os agrícolas, calçados, dentre outros, cada vez mais a fluidez em outro idioma passa a ser importante para muita gente.

Estudos comprovam que, quanto mais cedo a criança inicia na aprendizagem de um segundo idioma, como o inglês, mais chances ela tem de guardar com mais facilidade o conhecimento.

Segundo o diretor do Unicolégio, Joaribes Torquato, pensando na importância do aprendizado do inglês, neste ano a sua escola fechou uma parceria com a Oxford University Press, um braço da Universidade de Oxford, que ficou famosa durante a pandemia por ter sido a desenvolvedora da vacina AstraZeneca, contra a covid-19. Na parceria, através do programa Oxford Quality, os alunos do Unicolégio passaram a ter um ensino de inglês baseado na conversação e não na gramática, como tradicionalmente sempre ocorreu.

“O inglês que sempre se deu por aí é o inglês para vestibulares, preocupado com a gramática, com o verbo. A Oxford faz apenas treinamento com conversações, é para você dominar a língua inglesa, quer seja no estilo inglês ou do norte-americano, mas para que você domine e converse perfeitamente nesta língua estrangeira”, explicou Torquato.

O diretor do Unicolégio também ressaltou a importância de introduzir a criança cada vez mais cedo ao aprendizado de uma língua estrangeira, e por isso o projeto iniciado neste ano na escola começa desde o ensino infantil.

“Temos certeza que o aluno que está começando agora, com 4 aninhos, ao sair no sétimo, oitavo ou nono ano, já estará dominando perfeitamente a língua inglesa”, projetou o diretor, que afirma que o ensino da língua inglesa está na grade curricular no Unicolégio e não acarreta em custo adicional para os pais dos alunos.

No primeiro ano de implantação, o curso de inglês da Oxford Quality iniciou-se no ensino infantil e foi até o quinto ano do ensino fundamental, e será estendido gradativamente até o nono ano até 2025.

Estrutura

Atualmente com quase 900 alunos em Araçatuba, o Unicolégio possui ambientes diferentes para cada tipo de ensino. De acordo com o diretor, Joaribes Torquato, a ideia de ter prédios diferentes partiu da preocupação que a direção do Unicolégio sentia junto aos pais de alunos.

“Se você manda o seu filho para uma unidade escolar que tenha qualquer coisa em torno de 900 alunos, como é o Unicolégio, você fica preocupado qual vai ser o interrelacionamento das instalações físicas desse colégio, quais as proteções, os ambientes, tanto salas de aula, como laboratórios, se isso são compatíveis com a idade do seu filho”, comentou Torquato, que informou que a escola possui atualmente ambientes separados para ensino médio, ensino fundamental e ensino infantil, todos adequados e adaptados para as idades dos alunos.

História

Funcionando em Araçatuba desde 1995, o Unicolégio começou com um cursinho pré-vestibular que possuía 17 alunos e hoje é a única franquia Objetivo do município de Araçatuba.

Fundado por Joaribes Torquato e José Paulo Bossolani, a intenção era ter uma escola particular que atendesse um novo espaço em Araçatuba.

“Em 1994 resolvemos montar uma escola aqui no setor norte de Araçatuba. Começamos com 17 alunos em um cursinho pré-vestibular”, afirmou José Paulo Bossolani, que comenta que a escola foi crescendo aos poucos, até ter a estrutura de hoje, que está chegando próxima dos mil alunos.

Para o ano de 2022, a intenção é manter o número de alunos. O período de matrículas e rematrículas já foi reaberto e está atualmente em vigor.

ADAPTADAS – Turmas possuem prédios distintos e adaptados às necessidades de cada idade
FUNDADORES – Joaribes Torquato (Juca) e José Paulo Bossolani fundaram e dirigem atualmente a unidade escolar

 

 

Veja também

Chuva com vendaval e granizo causa transtornos

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Chuva com rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira (6), em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *