28.3 C
Araçatuba
sábado, junho 25, 2022

Uma semana após prorrogação, Araçatuba tem menos de 40% do público-alvo vacinado contra a gripe

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em uma semana, 1.598 pessoas que estão entre os grupos prioritários procuraram os pontos de vacinação para receber a imunização contra o vírus Influenza. Apesar disso, o índice de cobertura ainda segue abaixo dos 40% em Araçatuba.

Segundo números divulgados pela saúde de Araçatuba, nesta sexta-feira (10), a cobertura da vacina contra a gripe na cidade está em 38,66%, bem abaixo da meta do Ministério da Saúde, que é a de vacinar 90% do público-alvo.

Devem procurar os pontos de vacinação os idosos acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças acima de seis meses e menores de 5 anos de idade, professores, pessoas que possuem comorbidades, além dos demais grupos. 

O número estipulado de pessoas que devem receber a vacina contra a gripe na cidade é de 80.057, mas até agora foram 30.950 que já se vacinaram.

O grupo com o maior índice de vacinados é o de trabalhadores da saúde. 59,46% dos profissionais que atuam no município já se imunizaram, o que correspondente a 5.196 trabalhadores que atuam na Santa Casa, pronto-socorro municipal, UBSs, clínicas, hospitais e consultórios.

Já o grupo com o menor índice de vacinação é o de puérperas, que são mulheres que tiveram bebês há até 45 dias. Apenas 15,13% se vacinaram, o que corresponde a apenas 41 mulheres. 

Na última semana, no dia 2, o Ministério da Saúde já havia prorrogado a campanha de vacinação em todo o país até o próximo dia 24 de junho. Já a partir do dia 25, estados e municípios já estarão liberados para vacinar contra a gripe a população em geral.

A imunização contra a gripe é importante para a prevenção e diminuição dos casos de síndromes gripais, que costumam aumentar durante o inverno, que começa neste mês.

Em Araçatuba, a vacina contra a gripe é aplicada nos mesmos pontos da vacina da covid-19. O principal deles é no Hospital Municipal, que fica aberto de segunda à sexta, das 7h30 às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 18h.

Também é possível tomar a vacina contra a gripe em qualquer UBS, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h nas unidades da zona urbana, e das 8h às 16h nas unidades da zona rural. As UBSs do Planalto, Umuarama I e Pedro Perri funcionam de segunda à sexta, das 7h às 22h.

 

 

Ultimas Noticias