EMPREGO - Supermercados da região têm mais de 8 mil trabalhadores, segundo a APAS

Supermercados têm quase metade das vagas de emprego

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O setor de supermercados segue liderando as vagas de emprego do setor de comércio no estado de São Paulo. Somente neste ano, 579.138 postos de trabalho estão preenchidos por estes estabelecimentos, segundo números do Novo Caged.
O comércio paulista mantém saldo positivo de 26.251 vagas, sendo 12.193 apenas para o setor de supermercados, o que representa 46% do total de vagas do comércio.
De acordo com a Apas, Associação Paulista de Supermercados, o aumento no número de vagas no setor é relacionado à estabilidade durante a pandemia e também a possibilidade maior de crescimento dentro da empresa na comparação com outros segmentos do comércio.
Na região de Araçatuba, segundo a APAS, são mais de 8 mil pessoas que trabalham em supermercados. O setor teve grande aquecimento nas vagas com as inaugurações de três novas lojas no ano passado, em plena pandemia.
Foram inauguradas a loja do Atacadão, no final de março; a loja do Assaí Atacadista, no mês de setembro; e a quarta unidade do Supermercado Rondon, no mês de dezembro. Todas elas, juntas, tiveram a contratação de cerca de 1.000 trabalhadores de forma direta, e algumas das vagas foram preenchidas já em 2021, ajudando nesta conta estadual.
Para o final do ano, todas as lojas do setor de Araçatuba devem abrir vagas temporárias, já aguardando o aumento do movimento devido às festas de Natal e Ano Novo.
“Tradicio­nalmente, as contratações do setor supermercadista, como as do comércio de um modo geral, aquecem no fim de ano graças às vagas temporárias. Até o fim do ano, a expecta­tiva do setor é contratar mais 20 mil pessoas nessa moda­lidade. Boa parte delas com chances reais de efetivação”, avalia o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos.

500 novos empregos
Em Birigui, na região de Araçatuba, foi anunciada a instalação de uma nova loja do setor no começo do mês de agosto.
O grupo MGB anunciou que colocará na cidade uma loja do Giga Atacado, que será instalado numa área de 14 mil metros quadrados no Jardim do Trevo, às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300).
A nova unidade está em construção e deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2022, com previsão de pelo menos 200 empregos diretos.
Já no mês de setembro, o grupo ABV anunciou a instalação do Leve Max Superatacado em Penápolis. A unidade ficará na estrada Irmãos Buranello e terá um investimento de R$ 25 milhões.
A previsão é que o empreendimento gere, pelo menos 300 novos empregos, e a previsão de inauguração é para março ou abril de 2022.
As duas unidades, juntas, devem empregar pelo menos 500 moradores da região de forma direta, além de outras vagas indiretas.

Abertura de lojas
São Paulo foi um dos estados que acumulou o maior índice de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021. Em números absolutos foram abertas mais de 6.973 lojas no primeiro semestre deste ano.
A pesquisa compara o primeiro semestre de 2021, que registrou uma alta de 56,5% de inaugurações, com o mesmo período de 2019, antes da pandemia, que apresentava um aumento de 39,3% de inaugurações.
Essencial para abastecer a população, e fortemente demandado em 2020, o setor supermercadista vem apresentando uma tendência de expansão desde 2015.
O aumento do consumo de alimentos nos domicílios durante a pandemia, o pagamento do auxílio emergencial e as mudanças de consumo foram alguns dos motivos apontados para a expansão dos supermercados.
A pesquisa ressalta ainda que muitas unidades que estavam programadas para inaugurar em 2020 foram adiadas para 2021 devido as flexibilizações do período.

Veja também

Chuva com vendaval e granizo causa transtornos

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Chuva com rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira (6), em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *