14.4 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 18, 2022

Supermercados não abrem no domingo devido ao feriado do Dia do Trabalhador

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O Dia do Trabalhador (1º de maio) é um dos três dias do ano em que os supermercados não abrem. Os outros são o ano novo (1º de janeiro) e o natal (25 de dezembro). O fechamento do comércio varejista nestes três dias faz parte de acordo coletivo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba e Região (Sincomércio) e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Araçatuba (Sincomerciários). Portanto, neste domingo os supermercados não vão abrir. 

O funcionamento do comércio em feriados é um dos pontos mais polêmicos nas discussões dos acordos coletivos. Enquanto a classe empresarial luta pela abertura, os representantes dos trabalhadores defendem a manutenção da folga. Em Araçatuba, há muitos anos, foi firmado acordo que se tornou “cláusula pétrea” de folga em três feriados, inclusive supermercados. Em outros feriados, cumprindo o que estabelece o acordo coletivo quando ao pagamento extra e folga, o estabelecimento pode funcionar.

Segundo Gener Silva, presidente do Sincomércio, o acordo foi fechado há muitos anos depois de muitas negociações e vem sendo mantido neste período. Gener citou que alguns setores ainda tentaram abrir, mas o sindicato dos trabalhadores não abriu mão. Outras cidades ainda enfrentam problemas com os feriados.

 

DOMINGO

Quando o feriado do Dia do Trabalhador é na semana, não chama tanto a atenção, Este ano despertou mais determinados setores do comércio exatamente por ser um domingo, Mesmo assim, o acordo coletivo deve ser respeitado. Além dos supermercados, as lojas dos shoppings não vão funcionar. Estão liberados apenas os setores de alimentação e de entretenimento, já que os trabalhadores são de outra categoria profissional.

O presidente do Sincomércio, Gener Silva, disse que o acordo que garante o fechamento  no Dia do Trabalhador é feito por sindicatos de todo o Estado de São Paulo.

 

FUNCIONAMENTO

Como os supermercados não vão funcionar no domingo, os consumidores devem ficar atentos ao horário de atendimento neste sábado. Os supermercados Rondon, Tonin e Assaí Atacadista vão atender normalmente das 7 às 22 horas. Já o Muffato vai funcionar das 8 às 22 horas. 

Quanto ao Shopping Praça Nova, no domingo, na praça de alimentação e lazer o funcionamento será das 11 às 19 horas. As lojas estarão fechadas.

 

30

 

Ultimas Noticias