21.9 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Siran sedia encontro de lideranças rurais realizado pela Faesp

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Um encontro de lideranças rurais promovido pelo sistema Faesp/Senar-SP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – São Paulo) reuniu no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado representantes de sindicatos rurais das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Votuporanga.

Além do Noroeste Paulista, a caravana “Encontro de Lideranças” percorreu nesta semana, de 10 a 12/05, as regiões de Sorocaba, São Manuel, Santo Anastácio e Jacareí, onde reuniu lideranças do agro e presidentes de sindicatos rurais de oito regiões do estado de São Paulo, cobrindo mais de 220 sindicatos rurais e atendendo cerca de 400 municípios.

O presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Fábio de Salles Meirelles, abriu os encontros ressaltando a integração da rede sindical. “A Faesp e o Senar-SP-SP realizam um trabalho incansável, com objetivo de estimular e fortalecer a nossa rede sindical no estado de São Paulo e, garantindo o alimento a toda sociedade”, destacou Meirelles.

O vice-presidente da Fasp e presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, falou sobre o objetivo de receber sugestões para desenvolver projetos integrados nas regiões com sustentabilidade “Novos projetos já estão sendo desenvolvidos a partir da necessidade dos produtores, um deles é o Ateg (Assistência Técnica e Gerencial), coordenado pelo Senar que em breve poderá ser acessado em todo o estado de São Paulo. Além disso, as parcerias com o Sebrae-SP e outras instituições estão a todo vapor, proporcionando aos produtores acesso à conhecimentos, tecnologias e mercados.”

 

União e demandas

Para o presidente do Siran, Thomas Rocco, os encontros destacaram o comprometimento e união das lideranças regionais, diretores da FAESP, técnicos, coordenadores do Senar-SP e gerentes regionais do Sebrae-SP, além de produtores rurais.

Nas reuniões, foram alinhados os desafios da rede sindical, discutidas demandas do setor produtivo e apresentados:

– Novos cursos e parcerias Sebrae-SP E Senar-SP;

 

– Implantação da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) nas cadeias produtivas de café, leite, agroindústria e olericultura;

– Avanços dos 14 itens dos Projetos Integrados;

– Implantação do Centro de Excelência em Cana-de-açúcar em parceria CNA/Senar;

– APL’s (Arranjos Produtivos Locais);

– ALI’s (Agentes Locais de Inovação Rural);

– Segurança no campo;

– Novas tecnologias e conectividade;

– Estudos para simplificar e viabilidade a produção de energia solar e ações do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios em 2022.

“A união do Sistema Faesp/Senar-SP, da rede sindical e do setor produtivo em cada reunião reforça os avanços e empenho das lideranças para o fortalecimento da agropecuária paulista, a fim de especializar os produtores rurais e proporcionar maior qualidade de vida para as famílias do campo”, afirmou Rocco.

 

 

 

Ultimas Noticias