VAGA - Espaços para autistas estão identificados com figuras coloridas

Shopping passa a contar com vagas especiais de estacionamento para autistas

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Para maior acessibilidade, o Shopping Praça Nova criou quatro vagas em seu estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As vagas especiais estão identificadas no chão com imagens coloridas de quebra cabeça, borboletas e fitas.
Elas estão localizadas em áreas estratégicas, próximas a algumas portas de entradas do centro de compras.
De acordo com Solange Nery Rodrigues, mãe de uma criança autista de grau moderado de 11 anos, a novidade irá facilitar a entrada e saída dessas pessoas, evitando estresse com a movimentação prevenindo crises, uma vez que a maioria tem dificuldades com o processamento sensorial, visual, de tato e olfato.
“As vagas exclusivas evitam o constrangimento, porque o autista não tem uma característica visível, então quando fazemos uso de vagas de deficientes, somos julgados, e muitas vezes, até ofendidos por algumas pessoas acharem que estamos usando uma vaga sem o direito”, diz a mãe.

Sobre o TEA
De acordo com a lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que definiu o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma deficiência, ainda ampliou para as pessoas autistas todos os direitos estabelecidos para as pessoas com deficiência no país.
Sendo assim, eles possuem direito ao uso de vagas especiais em estacionamentos públicos, privados e na área azul, mesmo que não sejam os condutores do veículo.
Para poder usar tal vaga, é necessário o cartão DEFIs, solicitado no Atende Fácil com os seguintes documentos: laudo médico, comprovante de endereço, CPF, RG e foto ¾.
Para o motorista responsável pelo autista adquirir a gratuidade do estacionamento do shopping, basta ir ao guichê da “PareBem”, responsável pela gestão do estacionamento, no piso térreo e solicitar a credencial de deficientes com validade permanente.

Veja também

Andradina inicia vacinação de crianças

DA REDAÇÃO – Andradina A primeira criança a ser vacinada em Andradina foi a pequena …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *