QUEDA - Principais índices da pandemia despencam em Araçatuba

Semana teve queda de 50% nos casos e 25% nas internações por covid em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES  – ARAÇATUBA

O número de casos de covid-19 em Araçatuba teve uma queda de quase 50% ao longo desta última semana, enquanto o número de internações pela doença também teve baixa de quase 25%. Também houve queda no número de pacientes em monitoramento domiciliar e, consequentemente, no número de casos ativos. Os índices são de levantamento feito pelo jornal O LIBERAL REGIONAL baseado nos números divulgados pela vigilância epidemiológica entre segunda (16) e sexta-feira (20).

 

A semana passada iniciou com o município divulgando 65 novos casos de covid-19 na segunda-feira, dia 16 de agosto. Os números vieram em queda durante a semana quase toda, apenas com o aumento de um caso entre quarta e quinta-feira. Foram 64 novas infecções na terça (17), outras 44 na quarta (18), 45 na quinta (19) e 33 na sexta (20). 

 

Na comparação com o número de casos entre segunda e sexta-feira, no primeiro e último dia de divulgação da última semana, houve uma queda de 49,2% no número de novos infectados pela covid-19 em Araçatuba.

 

A redução de casos acompanhou também a redução no número de araçatubenses internados por causa da doença. Na segunda-feira, o município iniciou a semana com 77 vagas ocupadas em hospitais da cidade por moradores infectados com o coronavírus, número que caiu para 58 na sexta-feira. A queda observada é de 24,6%. 

 

Os números de internados vieram em queda ao longo de toda a semana, com 73 pessoas em tratamento na terça, 72 na quarta e 62 na quinta. 

 

Dos 58 internados divulgados na sexta-feira são 41 na Santa Casa, 12 no Hospital Municipal e 5 no Hospital Unimed. São 26 em enfermaria, 9 em UTI e 23 em UTI com ventilação mecânica. 

 

Dentre os pacientes que se infectaram com a covid-19, mas segue tratamento em casa, houve uma queda significativa em questão de apenas um dia, nesta semana, em Araçatuba. Na quarta e quinta-feira, eram 1.435 pessoas nesta situação, número que baixou para 866 moradores na sexta-feira, último boletim da semana divulgado. Foram 569 pessoas a menos de um dia para o outro que foram liberadas do isolamento, provocando uma queda de 39,6% no índice de monitorados. 

 

Com o número mais baixo de pessoas monitoradas em casa e com o menor número de internados, o número de casos ativos da doença em Araçatuba ficou abaixo de Mil depois de muito tempo. Agora são 924 pessoas entre tratamento domiciliar e internados.

 

Vacinação

 

De acordo com especialistas, o avanço da vacinação contra a covid-19 tem sido o causador desta baixa nos índices da pandemia.

 

Em Araçatuba, até a última sexta-feira (20), de acordo com dados do município, 72,8% da população total já tinha tomado ao menos a primeira dose de uma das vacinas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer) ou a dose única da Janssen. 72.569 pessoas já estavam com esquema vacinal completo, o que significa 36,6% da população do município.

 

Neste domingo, a vacinação contra a covid-19 está disponível no Araçatuba Shopping e no Shopping Praça Nova das 10h às 18h, porém, só para aqueles que agendaram previamente pela internet. 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Iniciada a implantação da ciclofaixa na Avenida Guanabara

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ANDRADINA A Prefeitura de Andradina iniciou nessa semana a implantação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *