12.9 C
Araçatuba
sexta-feira, agosto 19, 2022

Secretário defende revitalização do Centro da cidade e preservação de patrimônio histórico

“Esta administração respeita o patrimônio histórico do município. Tanto que está trabalhando para a revitalização da antiga gare da Estrada de Ferro, hoje Centro Cultural Ferroviário”, disse o secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Araçatuba, Tadeu Consoni, ao referir-se à proposta de revitalização do centro histórico de Araçatuba, que tem vários prédios tombados pelo patrimônio histórico. Consoni disse que a meta é contratar uma empresa com profissionais especializados e experientes para elaboração do projeto de revitalização. “Serão feitas as obras necessárias para modernizar e revitalizar o centro”, disse o secretário. Entre as obras pode ser proposta a demolição da antiga estação, que ele denomina plataforma de embarque. Porém, isso vai depender dos estudos e do projeto a ser apresentado.
Segundo Tadeu Consoni, “nem tudo que é antigo é histórico”. Para ele, os prédios que realmente têm valor histórico como a gare, a Vila dos Ferroviários, a residência do engenheiro-chefe, a estação (onde está a Una) foram preservados e o prefeito Dilador Borges tem procurado investir neste trabalho, tanto que a casa onde está o Museu Histórico Marechal Rondon passou por processo de recuperação. Na sua avaliação, “a plataforma de embarque, de concreto, destoa do centro histórico em meio a edificações que marcaram uma época”. “A plataforma, construída na década de 1960, não tem apelo e nem valor cultural e histórico”, enfatizou o secretário.
“Estamos estudando uma reurbanização e revitalização daquela área para dar condições às pessoas de passearem e andarem ali com segurança. Melhorar a mobilidade urbana até para veículos, criar novas rotas para veículos e para quem caminha. Aquela área está no centro da cidade e está deteriorada. Até mesmo o terminal de ônibus urbano não é o adequado. É preciso algi mais compacto e mais conforto para os usuários”, disse Consoni, frisando que é preciso olhar para o futuro e as mudanças quanto aos sistemas de transporte já são visíveis. Segundo ele, cadas vez menos as pessoas usam ônibus, que hoje são muito procurados por idosos, que não pagam passagem. “O sistema de transporte também passa por mudanças nas cidades médias”, enfatizou o secretário.

PROJETO
Segundo Tadeu Consoni, equipe técnica da Secretaria de Planejamento já desenvolveu estudos técnicos sobre a revitalização. Porém, será contratada uma empresa com pessoal técnico qualificado para elaboração do projeto. A idéia é fazer o que for possível e preciso para revitalizar aquela área da cidade, tornando-a mais atrativa às pessoas, que hoje não têm coragem de passar pelo local no período noturno. “Queremos promover mudanças naquela região da cidade”, afirmou o secretário.

VALORIZAÇÃO
Para o engenheiro Tadeu Consoni, é muito importante integrar aquela região da cidade. Ele citou o exemplo de que os imóveis de ruas próximas, como a 12 de Outubro, Newton Prado e Castro Alves, não têm o mesmo valor das ruas que estão do outro lado da cidade. “São raros os novos empreendimentos naquela parte da cidade, mesmo estando tão próximo do centro”, disse Consoni, que atribui esta divisão exatamente ao prédio que está no meio da cidade. “Com a reurbanização e revitalização daquela área, iremos integrar parte do Bairro Santana à região central, podendo até mesmo atrair novos empreendimentos, como os edifícios construídos no começo da Rua do Fico”, acrescentou.
De acordo com Tadeu Consoni, o prefeito Dilador Borges está preocupado em “destravar a cidade, abrindo caminhos para o desenvolvimento, como está sendo feito com a pavimentação da Juscelino Kubitscheck e a abertura da Avenida Joaquim Pompeu de Toledo e outras obras que estão planejadas”. Consoni frisou que a administração é motivada pelo desejo de “promover o crescimento, mas pensando no conforto das pessoas”.
“Queremos um projeto moderno e que prepare Araçatuba para o futuro, mas com o olhar voltado para o cidadão”, concluiu o secretário.

ANTÔNIO CRISPIM
Araçatuba

Ultimas Noticias