Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Unisalesiano promove palestra sobre reprodução bovina e intercorrências durante o parto
    • Turismo de Araçatuba é tema de evento promovido pelo Senac
    • Guarda Municipal apreende 11 porções de crack em residência desabitada
    • GCM recupera motocicleta furtada e apreende drogas após perseguição em Araçatuba
    • Mirandópolis abre 10 vagas em processo seletivo para a área de educação
    • Furto de fiação elétrica interrompe atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas de Araçatuba
    • Atendimento presencial é suspenso nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo para reparos no telhado
    • Polícia Rodoviária flagra mais de 450 motoristas em excesso de velocidade nas estradas no feriado
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Unisalesiano promove palestra sobre reprodução bovina e intercorrências durante o parto
    Araçatuba

    Unisalesiano promove palestra sobre reprodução bovina e intercorrências durante o parto

    By dfernandesmr3 de novembro de 2026Nenhum comentário4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    As Ligas de Estudos de Cirurgia Veterinária (LEVC) e de Estudos de Reprodução Animal (LERA) promoveram, recentemente, uma palestra sobre Reprodução Bovina, com o tema “Descomplicando o parto bovino: possíveis intercorrências durante o processo”.

    O encontro foi realizado no Auditório A, localizado no Bloco D do Centro de Convivência, e reuniu acadêmicos de Medicina Veterinária interessados em ampliar os conhecimentos técnicos e conhecer melhor os desafios da atuação profissional nessa área.

    A palestra foi ministrada pelo médico-veterinário, Dr. Gustavo Henrique Rodrigues, graduado pelo Unisalesiano em 2025. Durante sua formação, ele realizou estágio curricular na ReproCasco Consultoria em Bovinos, acompanhando a rotina de mais de 30 propriedades rurais e o atendimento a mais de 2 mil matrizes de corte e leite em Araçatuba e região.

    Atualmente, Gustavo cursa pós-graduação em Clínica e Reprodução de Bovinos e atua na ReproCasco Consultoria em Bovinos e na ReproCasco Cursos e Capacitações. Também é gerente do Sítio Nossa Senhora Aparecida, dos Irmãos Lopes Zanetoni e Sobrinhos, em Dirce Reis (SP).

    Hormônios

    Durante a apresentação, foram abordadas as etapas fisiológicas do parto bovino, os hormônios envolvidos no processo e os principais fatores que podem provocar complicações. O palestrante explicou os três estágios do parto — dilatação, expulsão do feto e eliminação das membranas fetais —, além de apresentar os conceitos de estática fetal, que envolvem apresentação, posição e atitude do feto.

    Um dos pontos centrais foi a distocia, caracterizada pela dificuldade ou impossibilidade de conclusão do parto sem auxílio. Foram discutidas suas possíveis causas maternas e fetais, os sinais de alerta durante o acompanhamento e os riscos para a saúde e a sobrevivência da matriz e do bezerro. A demora na identificação e na intervenção adequada pode provocar hipóxia, acidose, traumas e até mortalidade neonatal.

    O conteúdo também contemplou a realização do exame obstétrico sistemático, os cuidados com higiene e biossegurança, a contenção segura dos animais e a importância da lubrificação durante os procedimentos. Gustavo explicou em quais situações pode ser necessária a realização de uma cesariana e destacou que a fetotomia possui indicação restrita, sendo considerada em casos selecionados, especialmente quando há morte fetal.

    Outro aspecto abordado foi o acompanhamento pós-parto, com orientações sobre possíveis complicações maternas, como lacerações, hemorragias, traumas e retenção de membranas fetais. O palestrante também ressaltou os primeiros cuidados com o bezerro, incluindo atenção à respiração, ao umbigo, à temperatura corporal e à ingestão do colostro. Sobre a retenção de membranas fetais, alertou que não se deve realizar tração manual forçada para a retirada da placenta.

    Casos clínicos

    Para aproximar o conteúdo da realidade profissional, foram apresentados dois casos clínicos. O primeiro envolveu uma novilha da raça Nelore, com contrações intensas, mas sem evolução do parto, devido à flexão de um dos membros torácicos do feto. A situação permitiu discutir a avaliação da dilatação, do espaço disponível, do tamanho fetal e da viabilidade, além das possibilidades de correção ou indicação de cesariana.

    O segundo caso apresentou uma vaca multípara com parto prolongado, esforço excessivo e sinais de exaustão. Entre as hipóteses discutidas estavam obstrução, inércia uterina secundária e alterações fetais. A orientação foi realizar um exame completo antes de qualquer intervenção medicamentosa para estimular as contrações.

    Ao concluir, o profissional destacou a importância de uma tomada de decisão baseada em quatro etapas: avaliar, escolher, diagnosticar e reavaliar. A abordagem reforçou que a assistência ao parto bovino exige conhecimento técnico, capacidade de análise e decisões seguras, considerando as condições de cada animal.

    A atividade foi organizada pela LEVC, presidida por Marielen Desani, com vice-presidência de Alexandre Borges e coordenação da Dra. Tatiane da Silva Poló, em conjunto com a LERA, presidida por Dhafine Camila Lustroza Shirakashi, com vice-presidência de Deise Carolina Molina e coordenação de Rafael Cipriano. A programação contou ainda com coffee break e sorteios de brindes, oferecidos com o apoio de patrocinadores.

    Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, André Ornellas, as atividades promovidas pelas ligas acadêmicas são importantes para aproximar os estudantes da realidade profissional. Ele ressaltou que o contato com profissionais atuantes e com situações do cotidiano da Medicina Veterinária complementa o aprendizado em sala de aula e contribui para a preparação dos futuros médicos-veterinários. “É uma oportunidade de aproximar a teoria da prática e mostrar aos alunos os desafios que encontrarão no exercício da profissão”, concluiu.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleTurismo de Araçatuba é tema de evento promovido pelo Senac
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Turismo de Araçatuba é tema de evento promovido pelo Senac

    3 de novembro de 2026
    Araçatuba

    Guarda Municipal apreende 11 porções de crack em residência desabitada

    3 de novembro de 2026
    Araçatuba

    GCM recupera motocicleta furtada e apreende drogas após perseguição em Araçatuba

    3 de novembro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.