13.9 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 23, 2022

Saúde e Educação promovem encontro para abordar ações do Programa Saúde na Escola

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

As secretarias de Saúde e Educação de Birigui promoveram encontro entre profissionais de saúde e as instituições escolares que aderiram ao PSE (Programa Saúde na Escola) em 2022. O objetivo do programa é desenvolver ações de prevenção de doenças e promoção de saúde.

As 23 escolas municipais e estaduais pactuadas no programa participaram da reunião realizada nesta terça-feira (12/04), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura. Representantes de outras escolas municipais estiveram no encontro para conhecer o programa.

De acordo com a coordenadora do Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), responsável pelas ações do PSE, Andréa Maria Castilho, o encontro serviu para marcar a retomada das ações interrompidas devido à pandemia.

“O PSE tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de ações sob a perspectiva do desenvolvimento integral, proporcionando para a comunidade escolar ações concretas de saúde e educação, articuladas para a prevenção de doenças e promoção de saúde”, explicou.

Andréa contou que foram delineadas 13 temáticas para serem trabalhadas nesta etapa. “Dentre elas estão inseridos assuntos como combate ao Aedes aegypti, práticas corporais de atividade física, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, entre outras”, exemplificou.

As explanações foram apresentadas pelas equipes do NASF-AB, CCVZ, Saúde Bucal e Atenção Básica, que vão executar as ações nos territórios escolares, sendo demonstrada a formação do programa neste ano para o planejamento e agendamento das ações nas instituições escolares.

 

Ultimas Noticias