24.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Responsabilidade de nossas escolhas

 

FERNANDA COLLI

Embora quase sempre tentemos fugir às nossas responsabilidades, é fato que somos autores de nosso destino. De uma maneira mais profunda, o destino nos mostra primeiro nossa existência e quanto a isso não podemos escolher onde, como ou quando vamos nascer, mas dar um significado à nossa existência é de responsabilidade unicamente nossa, pois somos obrigados a conduzir a nossa liberdade de escolha com a consciência de que colheremos sempre os frutos do que plantamos.
São as ações que oportunizam a realização de um homem e essas são de sua total responsabilidade tanto para o bem quanto para o mal. Partindo desta premissa, é de essencial importância que todos assumam seus atos e parem de culpar terceiros ou até mesmo o destino pelos rumos em que a vida tem tomado.
Quando falo em assumir as responsabilidades de nossas escolhas, vale ressaltar que não escolher também é uma escolha que deve ser responsabilizada. Por isso que o se torna tão importante participar e designar novos rumos até mesmo na política e na sociedade.
Não podemos nunca nos esquecer que nós é que escrevemos a nossa história e por isso nossa felicidade está sempre em nossas mãos. É fato que o caminho não é linear e seguimos errando, caindo, levantando, aprendendo e, sempre que escolhemos um novo caminho, deixamos tantos outros para trás. Perdemos algumas coisas, mas ganhamos outras, às vezes ferimos algumas pessoas enquanto outras ficarão felizes. O que não podemos é ter medo de arriscar seguir em frente com liberdade, mesmo com a consequência desta.
Nunca se esqueça que você é o autor de sua história sempre.

Fernanda Colli pedagoga, psicopedagoga, Arte Educadora, presidente do Conselho Municipal de Cultura

Ultimas Noticias