21.9 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Região tem novo alerta para risco de fortes chuvas

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Diversos órgãos como o INMET, o Instituto Nacional de Meteorologia, e a Defesa Civil de São Paulo, fizeram o alerta para fortes chuvas na região de Araçatuba no começo desta semana. Os alertas foram feitos na última sexta-feira (5).
De acordo com o INMET, por exemplo, há possibilidade de chuvas intensas, que podem chegar em até 100 milímetros por dia, e precipitações mais fortes de até 60 milímetros por hora, em extensa faixa territorial que engloba todo o estado de São Paulo, além de parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros. A previsão é para este domingo (6).
O órgão afirmou no alerta que, em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar embaixo de árvores, já que há risco de queda e de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar os veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Outro alerta do órgão é para desligar o quadro de energia ou pelo menos os aparelhos elétricos durante a chuva.
Já a Defesa Civil do estado de São Paulo fez alerta de chuvas fortes entre este domingo (6) e terça-feira (8). Segundo o órgão, as precipitações devem ficar entre 90 e 115 milímetros na região de Araçatuba neste período.
A mesma quantidade de chuva deve ser registrada nas regiões de Araraquara, Barretos, Bauru, Franca, Litoral Norte, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, e Vale do Paraíba.
Outras regiões devem receber chuvas até mais fortes, casos de Campinas, Baixada Santista, Itapeva, Sorocaba, Vale do Ribeira e região Metropolitana de São Paulo. Nestes locais, as precipitações podem ficar entre 135 e 155 milímetros.
Segundo a Defesa Civil, devido às chuvas intensas registradas desde a semana passada, o solo já está encharcado, portanto existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis por parte das prefeituras e da população.
Em caso de emergências, a Defesa Civil SP disponibilizou o telefone 199. Também é possível ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Segundo o site Climatempo, Araçatuba deve ter chuva até a próxima quarta-feira (9). A previsão é de 30 milímetros neste domingo, 50 milímetros na segunda-feira, 35 milímetros na terça e 15 milímetros na quarta. Em todos os dias, a probabilidade de chuva é de 90%.

 

Ultimas Noticias