AÚDE - Para Marcos Moda, proprietário de academia, retorno do seu setor significa aumento da imunidade

Reabertura de atividades é marcada por movimentação e expectativa em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O sábado foi marcado pelo retorno das atividades e do atendimento presencial em estabelecimentos como restaurantes, academias e salões de beleza, em Araçatuba.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL percorreu alguns destes locais no dia de ontem e notou que, no primeiro dia do retorno, a movimentação de consumidores ainda foi tímida, mas já suficiente para animar os empresários e novamente trazer esperança de retorno no faturamento para os próximos dias.

Academias

Por volta de 10 e meia da manhã, a academia AM2, que fica no bairro Ipanema, recebia alguns usuários, que aproveitaram o primeiro dia após o retorno para colocar em dia as atividades físicas na musculação e na natação.

O local, que oferece 12 atividades físicas, retornou com apenas 3 neste primeiro momento. O proprietário Marcos Moda, afirmou que movimento de usuários na manhã de sábado ficou dentro do esperado.

“Já é o esperado, o pessoal ainda está com receio. Muita gente não está sabendo os horários e tal, mas acho que a partir de segunda-feira vai voltando, até porque o pessoal tem se conscientizado da importância da atividade física”, disse.

Para este sábado, ele optou por abrir no período da manhã. Para semana que vem, o horário será dividido, com 4 horas de atividade pela manhã e quatro horas na parte final da tarde e início da noite.

De acordo com o decreto estadual, também seguido pelo município, academias estão autorizadas a funcionar durante 8 horas diárias entre 6h e 19h, além de ter de respeitar protocolos como os 25% de público dentro do estabelecimento, além do uso de máscara e álcool em gel por parte de usuários e colaboradores, e o distanciamento entre aparelhos.

“A gente tem que respeitar sempre e sabendo da importância que é atividade física, mas sempre com orientação, espaçamento, uso da máscara, o álcool, isso é importante”, completou Moda.

Restaurantes

Por volta do meio-dia, o gerente do Villa Grill, Milton Figueira, estava na expectativa pela chegada dos consumidores. Já havia mesas ocupadas no local, que ficou mais de 50 dias fechados, assim como todos os estabelecimentos do setor, devido às fases emergencial e vermelha do Plano São Paulo.

“A gente está esperando que dê movimento pra ganhar dinheiro, porque o negócio está feio. Tomara Deus que volte ao normal de novo e o pessoal venha para os restaurantes”, disse Milton.

Para restaurantes, a regra é de distanciamento entre as mesmas, além dos 25% de capacidade de público. O horário de funcionamento das 11h às 19h não agradou ao sindicato da categoria e a muito empresários que possuem estabelecimentos noturnos.

No caso do Villa Grill, a expectativa de Milton Figueira era de atrair o público do almoço durante os próximos dias para recuperar o faturamento.

“A gente está trabalhando em cima das regras, com 25% das mesas só, álcool em gel para todo lado, e todo mundo que entrar no estabelecimento a gente vai estar cobrando pra usar máscara, senão não entra”, completou o gerente.

Além dos restaurantes da cidade, também foi permitida a reabertura das praças de alimentação do Araçatuba Shopping, do Shopping Praça Nova e do Muffato, além do atendimento presencial de restaurantes presentes em supermercados como o Rondon. Todos seguindo as mesmas regras.

Salões de Beleza

Neste sábado, também voltou a ficar permitida a abertura dos salões de beleza, que também estão atendendo apenas das 11h às 19h.

A reportagem esteve em um estabelecimento do tipo no final da manhã de ontem, que fica no Araçatuba Shopping. Funcionários trabalhavam no local e já atendiam clientes, que se mostraram satisfeitas em poder voltar a frequentar o local.

As regras da fase de transição do Plano São Paulo valem até o próximo final de semana. No sábado, dia 1 de maio, feriado do Dia do Trabalho, o governo do estado promete nova reclassificação, agora de forma regionalizada, do Plano São Paulo.

 

EXPECTATIVA – Restaurante aguardava volta dos consumidores neste sábado

 

ESTÉTICA – Salão de Beleza recebeu suas primeiras clientes na manhã de ontem

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Mais dois suspeitos de participação nos ataques a bancos de Araçatuba foram presos

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Dois suspeitos de participação nos ataques a bancos de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *