15.4 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

Queda nas doações preocupam bancos de sangue de Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Na última semana, o governo do estado de São Paulo fez um alerta para os baixos estoques em todos os bancos de sangue paulistas. No alerta, o governo afirmou que precisa de doadores para não correr o risco de cancelamento das cirurgias e dos atendimentos. 

 

Segundo o alerta emitido, os tipos O+, O-, A-, B- e B+, são os de maior necessidade. O abastecimento regular é necessário para atendimento em hospitais de todo o estado.

 

Essa situação ocorre nos locais de doação de sangue de Araçatuba. Tanto o Hemocentro quanto o Banco de Sangue estão com baixo número de doadores devido ao agravamento da pandemia.

 

No Hemocentro, por exemplo, segundo Aline Durante, que é agente de captação do local, as caravanas de outras cidades que iam ao local aos finais de semana para doar não estão ocorrendo, devido ao aumento de casos da covid-19. Por causa disso, houve uma queda entre 40% e 60% no número de doadores. 

 

“Estamos tendo 30 doadores por dia e teríamos que estar atendendo entre 50 a 70 doadores para a gente estar com o estoque estável. Muitas cidades não estão vindo com as caravanas por causa da pandemia”, explicou.

 

Segundo Aline, os tipos O-, O+ e A- são os que mais estão em falta atualmente, e são também os mais utilizados pelos hospitais da região.

 

“A gente está com poucas bolsas, ontem mesmo estávamos trabalhando com o menos que o mínimo de O+, que está nos preocupando. Nós tínhamos em torno de 25 bolsas, sendo que nós atendemos 42 municípios e desses 18 hospitais, sendo os de maior porte a Santa Casa de Araçatuba, Santa Casa de Birigui, Santa Casa de Penápolis e a Santa Casa de Andradina, além do Hospital Estadual de Mirandópolis”, explicou.

 

Quem pode

 

A captadora Aline Durante afirma que as pessoas que tiveram covid-19, mas já se recuperaram da doença, devem esperar pelo menos 10 dias após o diagnóstico negativo para poder doar. É necessário que a pessoa não esteja com mais nenhum sintoma da doença.

 

“Para a pessoa doar ela precisa estar bem de saúde, sem feridas na boca e no corpo, pesar acima de 51 kg os homens e 50 kgs mulheres. A idade é de 16 até 60 anos para primeira doação e até 70 anos se já é doador. E trazer o documento, que pode ser RG ou CNH. Não precisa estar em jejum. Se ingerir alimentos gordurosos tem que aguardar o intervalo de três horas”, explicou Aline Durante.

 

Onde

 

O horário de doação no Hemocentro é de segunda à sexta, das 7h30 às 14h, e de sábado, das 7h às 11h. O endereço é rua Arthur Ferreira da Costa, 330, no bairro Aviação. 

 

Já o Banco de Sangue de Araçatuba também está com estoques baixos e funciona de segunda à sexta das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 16h. O local fica na rua Gaspar Lemos, número 2, no bairro Alvorada. 

 

 

Ultimas Noticias