11.8 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Quase seis mil araçatubenses poderão receber quarta dose da vacina contra a covid

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Perto de seis mil idosos de Araçatuba devem receber, a partir da próxima semana, a quarta dose da vacina contra a covid-19, caso o município siga o anúncio do governo estadual feito no início da tarde desta quarta-feira (16).

De acordo com o governador João Doria (PSDB), os idosos acima de 80 anos de idade vão tomar a quarta dose da vacina a partir do dia 21 de março, segunda-feira da próxima semana, em todo o território paulista

O motivo para a aplicação de mais uma dose, segundo o governo, foi uma recomendação do Comitê Científico da Covid do estado, que levou em consideração o alto índice de mortalidade entre idosos acima de 80 anos durante a circulação da variante ômicron, entre janeiro e fevereiro deste ano.

Em Araçatuba, mais da metade das vítimas fatais da covid-19 de 2022 não haviam se vacinado ou não estavam com o esquema completo de vacinação, com as três doses recebidas, quando se infectaram. 

O chefe do executivo estadual classificou com uma decisão importante a aplicação de um novo reforço na vacinação dos idosos.

“A ampliação da campanha de vacinação é uma importante decisão tomada pelo Governo do Estado de São Paulo. Com a confiança e o amparo do Comitê Científico avançamos para a quarta dose. A recomendação é que todos os imunizantes disponíveis na rede poderão ser aplicados nesta nova etapa”, afirmou Doria.

Cobertura vacinal

Em Araçatuba, segundo dados divulgados pela vigilância epidemiológica, o público acima de 80 anos no município é de 5.965 moradores atualmente. Destes, 4.754 possuem entre 80 e 89 anos e 1.211 possuem 90 anos ou mais.

Também de acordo com informações da vigilância, até o final da última semana, quase 89% do público entre 80 e 89 anos havia tomado as três doses da vacina contra a covid-19. 4.221 idosos desta faixa etária tomaram as três doses.

Mais de 100% deste público recebeu pelo menos duas doses ou a Janssen, que começou a imunização como dose única, o que corresponde a 4.907 pessoas.

Já entre os moradores com mais de 90 anos, o índice de vacinados com as três doses é de pouco mais de 60%. Até então, 737 pessoas haviam tomado as três doses. Cerca de 78% tomaram pelo menos duas doses, o que corresponde a 951 vacinados. 

 

Ultimas Noticias