Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • Secretaria de Saúde de Araçatuba aplica 46 doses da vacina contra a gripe em corrida pelo autismo
    • Campanha do Agasalho 2026 começa em Araçatuba com quase 40 pontos de coleta
    • Zanatta informa que vai retomar prédio cedido à Associação de Artistas após festa realizada na Sexta-Feira Santa
    • Birigui abre agendamento para vacinação domiciliar contra a gripe
    • A Páscoa e o fim da minha biblioteca particular
    • Segunda discussão sobre cabeamento subterrâneo em loteamentos é um dos projetos na pauta da Câmara
    • Birigui inicia consultas públicas para planejar o orçamento municipal de 2027
    • Novo espaço do TEA Andradina é inaugurado
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Proteção Ambiental, Qualidade de Vida e Saúde
    Araçatuba

    Proteção Ambiental, Qualidade de Vida e Saúde

    By jornalistacrispim3 de fevereiro de 2022Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

    A biodiversidade brasileira pode ser considerada uma das mais ricas do mundo. Começando pela floresta Amazônica, enquanto maior floresta tropical mundial, e os demais biomas nacionais que compõem essa biodiversidade, sendo estes: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
    Certamente, essas riquezas naturais não sofreriam com ações degradadora causadas pelas mãos e ações humanas, o que tem ocorrido com recorrência, por exemplo com a destruição das florestas, que por derradeiro provocam as mudanças climáticas e o aquecimento do planeta. Esta destruição compromete as fontes de água doce, fragilizam o solo, elevam as temperaturas, causam sofrimentos aos animais silvestres, pois muitos dependem das florestas para assegurarem sua sobrevivência.
    Tem-se ainda, aumento na recorrência de secas severas, comprometimento da recarga dos lençóis freáticos, inundações e deslizamentos de terra, furacões, extinção e migração de espécies, morte de milhões de toneladas de pescado e redução da produção, além de outras catástrofes.
    O poder público integrado pelas autoridades da União, Estados e Municípios montam estruturas de gestão e governança para proteger o Meio Ambiente e efetivar as normas de sustentabilidade, por meio de políticas públicas e ações de fiscalizações, vistorias, inspeções, análises técnicas e policiamento.
    Nas mesmas origens das mãos destruidoras, encontramos as mãos salvadoras e guardiãs por meio de ações humanas dignas e compromissadas com a Saúde e Qualidade de Vida dos seres humanos e não humanos, as quais exercem diariamente a nobre missão de conscientizar, educar, evitar, prevenir e reprimir ações perpetradas por criminosos ambientais.
    Essas pessoas, denominadas de Agentes de Defesa Ambiental, nada mais são que profissionais indispensáveis para a preservação da biodiversidade, do nosso planeta e das Vidas nele inseridas. Compõe esse grupo Professores, Biólogos, Guardas Florestais, Engenheiros e Técnicos Ambientais, Oceanógrafos, Biotecnólogos, Agrônomos, Policiais, etc.
    Para homenagear estes heróis, homens e mulheres, restou designada anualmente a data do dia 06 de Fevereiro para comemorar o “Dia do Agente de Defesa Ambiental”. Merecido reconhecimento e valorização profissional que deve ser lembrada por todas as pessoas conscientes da magnitude da responsabilidade socioambiental destes e de toda humanidade.
    Parabenizo a todos rogando por saúde e sucesso na missão, e conclamo aos cidadãos a se tornarem um Agente Protetor do Meio Ambiente voluntário e consciente.
    Parabéns pelo 06 de Fevereiro, pelo Meio Ambiente e pela Vida e Saúde.

    Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
    Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
    Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
    Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleCarro desgovernado causa acidente no Santana
    Next Article Previsão de chuvas adia início das obras da Paes Leme Mall Street
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Araçatuba

    Secretaria de Saúde de Araçatuba aplica 46 doses da vacina contra a gripe em corrida pelo autismo

    6 de abril de 2026
    Araçatuba

    Campanha do Agasalho 2026 começa em Araçatuba com quase 40 pontos de coleta

    6 de abril de 2026
    Araçatuba

    Zanatta informa que vai retomar prédio cedido à Associação de Artistas após festa realizada na Sexta-Feira Santa

    6 de abril de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.