AMEAÇADAS - Fieis acompanham missa em Araçatuba; celebrações podem ser paralisadas após pedido de procurador Crédito- Assessoria de Comunicação da Diocese de Araçatuba

Procurador de Justiça recomenda paralisação de eventos religiosos e esportivos no estado

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O governo de São Paulo estuda a possibilidade de paralisar as atividades em templos religiosos devido ao avanço da pandemia de covid-19. A medida está sendo analisada após uma recomendação do Procurador Geral de Justiça do estado, Mario Luiz Sarubbo, do Ministério Público do estado de São Paulo, feita nesta terça-feira (9). A recomendação é para que, além das celebrações religiosas, sejam paralisados os jogos de futebol e demais eventos esportivos no estado durante a fase vermelha do Plano São Paulo.

No documento que foi encaminhado ao governo estadual, o procurador afirma que a recomendação é para evitar aglomerações no período mais crítico da pandemia, devido ao aumento no número de casos, e principalmente no número de internações e mortes por covid-19 no estado.

“Diferentemente do atendimento, assistência ou visita particular e individual, cultos, missas e outros eventos religiosos de caráter coletivo, mesmo observados os protocolos sanitários, podem gerar aglomeração incompatível com o atual estágio da pandemia, em que todo o estado de São Paulo está classificado na fase vermelha, colocando em risco a saúde e a vida dos participantes”, diz trecho do documento.

Desde o dia 1º de março, o governo de São Paulo considera que as atividades religiosas são essenciais através de decreto assinado e publicado em Diário Oficial.

Em Araçatuba e nas cidades que fazem parte da Diocese, as missas seguem acontecendo seguindo protocolos sanitários. De acordo com o padre Charles Borg, Vigário Geral da Diocese de Araçatuba, as missas ocorrem com um público entre 30% e 40% da capacidade do local, mantendo aferição de temperatura, disponibilizando álcool em gel e mantendo obrigatório o uso da máscara pelos fieis.

“Inclusive aqui na (Paróquia) Santo Antônio, nós estamos realizando as missas em espaço aberto, onde há maior circulação de ar, e outras paróquias da Diocese também adotaram a mesma medida”, afirmou o padre Charles Borg em entrevista concedida ao SRC, no último sábado.

Na última sexta-feira, o jornal O LIBERAL REGIONAL publicou reportagem informando que as igrejas católicas da Diocese iriam antecipar seus horários de missas noturnas para respeitar o toque de restrição imposto pelo governo estadual, que começa às 20h.

No mesmo dia, o bispo Dom Sérgio Krzywy divulgou nota determinando a mudança nestes horários noturnos de missas.

“Devido ao toque de restrição, que foi antecipado para às 20h, as paróquias deverão terminar suas atividades antes deste horário, em tempo hábil para os fiéis retornarem às suas casas”, afirma a nota. “O momento exige prudência! De responsável discernimento! O supremo mandamento do amor ao próximo exige resiliência neste momento difícil e desafiador. O espírito de solidariedade e comunhão nos impele a promover a cultura do cuidado”, completou o bispo.

Em Araçatuba, a Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida divulgou que as missas de sábado, temporariamente, passaram para às 18h. Já as paróquias como do Imaculado Coração de Maria, São Sebastião e Sant’Ana também ajustaram os seus horários semanais, de sábado e de domingo à noite para às 18h. A Paróquia Bom Jesus da Lapa ajustou os seus horários noturnos de quinta-feira e de domingo para às 18h30.

O mesmo ocorreu em paróquias como São Benedito e São Cristóvão em Birigui e Imaculada Conceição em Guararapes. Em Andradina, a Paróquia Nossa Senhora das Graças celebrará as suas missas noturnas às 18h30, enquanto a Paróquia São Sebastião fará às 19h.

Fase roxa

O estado de São Paulo pode passar para a fase roxa do Plano SP, com medidas ainda mais restritivas. A intenção do Centro de Contingência de Covid-19 é chegar nesta fase caso o estado todo atinja 90% da ocupação dos leitos de UTI.

De acordo com números atualizados na tarde de ontem, a ocupação de leitos em todo o estado está em 82%. Na DRS 2, de Araçatuba, esta ocupação estava em 74,2% na tarde desta terça-feira.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Segue hoje drive-thru de arrecadação de alimentos para campanha “Ajude Já” da Clube FM e Jovem Pan

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES Após o primeiro dia de doações na sede das emissoras Clube …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *