RECUSA - Equipe italiana Tony Kart liderou manifesto que culminou no cancelamento de competição na região de Araçatuba Crédito: Jackson de Souza / Nicolas Giaffone

Pressão de equipes europeias foi responsável pelo cancelamento do Mundial de Kart no Speed Park

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – BIRIGUI

O Speed Park, kartódromo internacional localizado entre Araçatuba e Birigui, não vai mais receber o Mundial de Kart. Nesta última sexta-feira (17), conforme divulgado na edição deste sábado do jornal O LIBERAL REGIONAL, a Federação Internacional de Automobilismo divulgou nota antecipando a data e transferindo o local de competições para a Espanha. A justificativa oficial para a mudança foram as restrições causadas pela pandemia de covid-19, que tem dificultado as viagens internacionais. 

 

A reportagem apurou, porém, que o cancelamento ocorreu após pressão de equipes europeias, que não queriam vir ao Brasil por causa de problemas de logística relacionados à pandemia.

 

O evento, que já tinha sido adiado, já que estava marcado originalmente para o final de outubro do ano passado, passou para dezembro deste ano, mas ainda mantendo o local das competições para o Speed Park. Porém, com a recusa de algumas equipes europeias de participarem da competição no Brasil, ela foi remarcada para o final do mês de outubro, entre os dias 29 e 31, em um kartódromo da Espanha. O local específico ainda não foi confirmado.

 

No mês de julho, a equipe Tony Kart, uma das que disputam o Mundial da categoria, liderou um movimento, que contou com o apoio de outras equipes como a Parolin, CRG, Exprit, Kosmic, OTK, Energy Corse, Lennox, OTK, RFM e Birel, que assinaram uma carta no mês de julho, endereçada à FIA de que não participariam do evento realizado no Brasil.

 

Segundo a carta, que foi divulgada, o motivo das equipes não quererem participar da etapa era a dificuldade de organização para a vinda ao Brasil. Em um primeiro momento, o presidente da FIA, Jean Todt, e o presidente da Comissão Internacional de Kart da Federação, Felipe Massa, confirmaram que a competição seguiria no Brasil após última inspeção feita no Speed Park.

 

Mesmo alcançando o número de inscritos até a última semana, quando se encerraram as inscrições para o Mundial, a meta de pelo menos 20 pilotos por categoria foi atingida apenas com participantes inscritos no Brasil.

 

Na última sexta-feira, a direção do Speed Park e a Confederação Brasileira de Automobilismo receberam o comunicado da mudança de sede. Na data, era esperada a divulgação da lista oficial dos participantes da competição.

 

“Mesmo com a opção manifestada por fabricantes italianos de não comparecer ao evento, somente com pilotos brasileiros foi possível superar o grid mínimo, de 20 karts por categoria, imposto contratualmente pela própria entidade internacional. Os números preliminares apontavam 27 pilotos na categoria OK e 25 na OK Junior”, informou em nota a Confederação Nacional de Automobilismo.

 

Atualmente, o Reino Unido é um dos locais que impõe restrições de viagens ao Brasil por causa da pandemia, impondo uma quarentena de 14 dias para os viajantes que voltarem do país.

 

Agradecimento

 

Na nota da FIA, o presidente da Comissão de Kart da entidade, Felipe Massa, agradeceu aos esforços do Speed Park pelo trabalho realizado visando receber a etapa do Mundial no Brasil, e deixou portas abertas para que a competição aconteça futuramente no local.

 

“Gostaria de agradecer pessoalmente ao organizador local Speed Park e à equipe da CBA pelo empenho e trabalho árduo até o momento e estamos ansiosos para trabalhar junto com eles para desenvolver o FIA Karting no Brasil”, afirmou o ex-piloto de F1.

 

Massa demonstrou tristeza pelo fato de a etapa deste ano não poder ser realizada na região de Araçatuba.

 

“É com grande tristeza que temos de cancelar a etapa do Campeonato do Mundo em Birigüi. A situação global causada pela pandemia da Covid-19 torna a etapa impossível de acontecer aonde queríamos ir”, disse Massa.

 

F1 confirmada

 

Apesar do adiamento da etapa do Mundial de Kart devido aos problemas de deslocamento causados pela pandemia, segue mantida pela FIA a etapa do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que será disputado no final de semana entre os dias 12 e 14 de novembro, no circuito de Interlagos, em São Paulo. A prova acontecerá apenas três semanas antes da antiga data reservada para o Mundial de Kart.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *