Home Cidades Araçatuba Prefeitura planeja reforma no prédio do antigo PS

Prefeitura planeja reforma no prédio do antigo PS

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Um ano após o pronto socorro municipal ganhar nova sede, a Prefeitura de Araçatuba planeja reformas no prédio onde antes funcionava o serviço de urgência e emergência.
De acordo com resposta da gestão do prefeito Dilador Borges (PSDB) a requerimento de autoria do vereador Arlindo Araújo (PPS), encaminhada à Câmara no último dia 1º, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando levantamento das necessidades de reparos na construção.
Por isso, ainda não há informações sobre valores. Após esse estudo, apontando os itens necessários para a adequação, uma licitação deve ser aberta para as obras.
O novo local de atendimento do PS municipal Aida Vanzo Dolce, onde antes funcionou o Hospital Santana, ao lado do Centro Cultural Ferroviário, foi inaugurado em 5 julho de 2018.
Na oportunidade, a administração municipal informou que a sede antiga do pronto socorro, na Rua Dona Ida, bairro Santana, passaria por reformas e, após esses trabalhos, o local seria destinado a outros serviços de saúde.
RAPIDEZ
O processo para a mudança de sede da unidade se deu de forma rápida. Em 23 de janeiro do ano passado, a Prefeitura anunciou que o PS municipal seria transferido para o Hospital Santana.
Para Dilador, o serviço, estando na avenida dos Araçás, teria acesso facilitado. O contrato de locação do prédio foi assinado dois meses depois do anúncio da transferência, ao custo mensal de R$ 24 mil.
ODONTOLOGIA
Um dos serviços mantidos ao lado do imóvel em que, por anos, funcionou o PS é o de atendimento de urgência na área odontológica.
Levando-se em conta apenas o período de janeiro a maio, por mês, são atendidos, em média, 1.377,6 pacientes. Em relação ao número de procedimentos, a média chega a 3.162,8, conforme informações da Secretaria de Saúde. Só em maio, 1.342 pacientes passaram pelo local, tendo sido feito 3.073 procedimentos.
A assistência odontológico, no imóvel da rua Dona Ida, é feita desde 2012.
Já os serviços de urgências e emergências, além do atendimento especializado em pediatria 24 horas,
serviços de atendimento a urgências e emergências, além do atendimento especializado em pediatria 24 horas e na área de ortopedia, acontecem na nova unidade.
DADOS

Confira abaixo números referentes ao atendimento PS odontológico:

Janeiro 2019: Pacientes: 1.495/ Procedimentos: 3.438
Fevereiro 2019: Pacientes: 1.275/ Procedimentos: 2.865
Março 2019: Pacientes: 1.390/ Procedimentos: 3.186
Abril 2019: Pacientes: 1.386/ Procedimentos: 3.252
Maio 2019: Pacientes: 1.342/ Procedimentos: 3.073

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.


Compartilhe esta notícia!