22.8 C
Araçatuba
sábado, junho 25, 2022

Praça adotada por ONG é primeiro local com cultivo de abelhas na área urbana de Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Após mudança no Código de Posturas do Município, a praça Natal Drigo, localizada na avenida Saudade, no bairro Alto da Saudade, em Araçatuba, passou a ser apresentada como modelo do projeto ambiental Jardim de Ipês & Mel.

O trabalho é da ONG BPW, Business Professional Woman, de Araçatuba.

O motivo da mudança no código é por conta da criação de abelhas no local, que não era permitida na área urbana até maio deste ano.

Com a permissão, as espécies já estão presentes em um local específico da praça e têm a participação nos processos de polinização das plantas e flores. 

O projeto conta com abelhas jataí, que são espécies que não possuem ferrões, portanto são inofensivas para seres humanos e outros animais, e é considerada um tipo de abelha importante na preservação do meio ambiente. A inspiração foi no projeto Jardim do Mel, que já é desenvolvido em praças e parques público em Curitiba (PR). 

A praça foi adotada pelo BPW no ano passado através do programa Abrace o Verde, e há um ano, foi realizado o plantio de ipês brancos no local. Foram plantadas 17 mudas, cada uma com uma plaquinha levando o nome de uma vítima da covid-19 de Araçatuba.

Foram plantados, na oportunidade, ipês brancos (Tabeluia Rosealba), cada um homenageando vítimas da covid-19, além de um ipê amarelo (Handroanthus Albus) no meio da praça, para representar a esperança, a vida, e como homenagem aos profissionais de saúde que estão lutando dia a dia para salvar pessoas acometidas pela pandemia.

Neste mês, a praça Natal Drigo também recebeu postes de iluminação, que deixaram o local iluminado também no período noturno. 

De acordo com a presidente da ONG BPW, Deise Victor, a intenção é fazer da praça um ambiente de bons relacionamentos, além de levar arte, cultura, e eventos para o local.

“A gente adotou essa praça na prefeitura, e agora a gente vai começar a cuidar dela em todos os sentidos, desde a pavimentação de passeios, cuidado comas árvores. E isso daqui para o meio ambiente e para toda a população é um ganho muito grande”, afirmou Deise. “Queremos fazer daqui um ambiente de relacionamento, de boas lembranças”, completou.

No último domingo (12), por exemplo, foi feita uma exposição de artesanato no local e houve apresentação da banda da Polícia Militar. 

“Nós vamos ter música, nós vamos ter arte, nós vamos ter toda a parte educacional e cultural que for possível aqui, essa vai ser a nossa praça modelo”, afirmou Deise Victor. 

Outros

Além da praça Natal Drigo, localizada na Zona Sul, outras duas praças também adotadas pela BPW receberam revitalização e outros tipos de trabalho.

De acordo com Deise Victor, a praça Diogo Júnior, que fica no bairro Santana, e praça São João, no bairro São João, também serão cuidadas pela ONG, que tem como objetivo, além de revitalizar, levar vida a estes locais públicos de Araçatuba. 

 

Ultimas Noticias