PONTO DE VISTA

Compartilhe esta notícia!

Sedentarismo, Qualidade de Vida e Saúde!!

 

A vida moderna tem proporcionado facilidades diversas, comodidades, conforto, recursos e tecnologias, sendo muitos os meios disponíveis para isto a exemplo da bicicleta elétrica, patinete, smart tv, tv a cabo, controle remoto, delivery de pizza, de lanche, de farmácia, de combustível, aplicativos de automação residencial para geladeira, iluminação, cafeteira, fogão, câmeras de segurança (tudo controlado por voz), redes sociais virtuais (Snapchat, Facebook, Instagram), lojas on line, etc.

Tudo muito interessante, moderno e empolgante, afinal as gerações millennials, Z e Alpha, possuem acentuadamente no seu repertório comportamental o exercício da conectividade virtual, sobretudo porque o zapear é a atividade física mais praticada e não poderia ser diferente considerando que não concebem um mundo sem computador e smartphone. Outras gerações também já se apropriaram dessa infraestrutura do bem-estar.

Inegavelmente muitos foram os benefícios gerados pela tecnologia, mas também seus efeitos colaterais dentre estes o viciante “tempo de monitor”, que paralisam as pessoas diante das telas, telinhas e telões, em detrimento do lazer ao ar livre, do esforço natural dos movimentos de brincar, passear, trabalhar, socializar e etc. Nesse contexto o surgimento de problemas que afetam os sistemas do corpo humano (cardiovascular, esquelético, respiratório, nervoso, etc), são inevitáveis e decorrem, além de outras causas de uma doença conhecida como Sedentarismo.

Em outras palavras significa dizer que está havendo falta ou diminuição da atividade física ou esportiva e isso pode levar à obesidade causar dislipidemia, depressão e ansiedade, além de aumentar a incidência de doença arterial, infarto, hipertensão arterial, câncer de cólon e de mama, diabetes e osteoporose.

Diante de tudo isto e das vantagens do aconchego e conveniência tecnológica, percebe-se que cuidar da mente e do corpo, mantendo o equilíbrio biopsicossocial e espiritual ainda é essencial para uma boa Qualidade de Vida e Saúde.

 

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo

Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública

Bacharel em Direito e Especialista em Direito Ambiental

Bacharel em Psicologia – Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Banco de Sangue de Araçatuba convoca doadores

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O Banco de Sangue de Araçatuba faz um apelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *